Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
11.01.2021

Como eliminar o tártaro? Veja o que realmente funciona no tratamento da placa bacteriana endurecida

Você sabe como remover o tártaro dos dentes de maneira correta? Veja dicas para eliminar o acúmulo de placa bacteriana endurecida!
Você sabe como remover o tártaro dos dentes de maneira correta? Veja dicas para eliminar o acúmulo de placa bacteriana endurecida!

O tártaro é um dos problemas bucais mais temidos entre os pacientes que buscam um sorriso bonito e saudável. Também conhecido como cálculo dental, ele é caracterizado pelo acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes. Quando não é removida corretamente, essa placa tende a ficar presa na região e endurecer, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada: o famoso tártaro. A boa notícia é que existem algumas medidas que podem ajudar a eliminar esse incômodo. Quer saber quais são? O Sorrisologia listou as soluções que realmente funcionam para driblar esse problema e garantir uma boa saúde bucal.

"Higiene bucal e uso fio dental após as refeições": isso é o suficiente para eliminar o tártaro?

O tártaro nada mais é do que o acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes. Justamente por isso, manter uma rotina de limpeza dos dentes é fundamental para conservar um sorriso livre desse doenças bucais. No entanto, vale lembrar que, uma vez que o paciente já possui tártaro nos dentes, apenas a higiene bucal feita em casa não é suficiente para garantir a remoção da placa bacteriana rígida e aderida ao elemento dental. Nesse caso, o ideal é consultar um ortodontista especializado para definir a melhor forma de eliminar o tártaro dos dentes de acordo com o estágio do quadro.

Como eliminar tártaro de forma efetiva?

Ao notar o surgimento de tártaro nos dentes, o primeiro passo é buscar um especialista para iniciar o tratamento adequado após o diagnóstico. Nesse caso, é provável que a raspagem feita pelo profissional seja a primeira opção para eliminar com o quadro. Com o auxílio de ferramentas específicas, como curetas e ultrassom, será possível remover todos os tipos de tártaro, seja o supragengival ou subgengival. Junto da raspagem ainda é fundamental que o paciente adote uma nova rotina de higiene bucal adequada, incluindo o uso de fio dental e enxaguante.

Se o tártaro estiver em estágio avançado, a cirurgia pode ser necessária

Não é à toa que os dentistas alertam sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal ao longo da vida. No caso de tártaro nos dentes, a rotina de escovação pode evitar que a placa endurecida não passe da margem da gengiva e, consequentemente, a realização de uma cirurgia para remoção desse resíduo. Isso porque o estágio avançado do tártaro requer a exposição das superfícies das raízes dos dentes para garantir uma raspagem mais eficaz. Após o procedimento, a gengiva é suturada para que cicatrize e o tártaro seja eliminado.

Remédio caseiro para remover tártaro: não se arrisque!

Se engana quem pensa que receitas caseiras podem ser a solução para eliminar o tártaro. O uso de bicarbonato, gel de Aloe Vera e outros produtos não são recomendados para lidar com esse problema e podem apresentar riscos à sua saúde bucal. Além disso, vale lembrar que colocar mais força ao escovar os dentes ou intensificar o uso de produtos para higiene bucal, como creme dental e enxaguante, não são suficientes para retirar a parte calcificada dos dentes.

Lembre-se: somente o dentista consegue remover o tártaro através de raspagens e profilaxia odontológica. Por isso, nesses casos, o ideal é marcar uma consulta o quanto antes.

Mais Matérias: Tártaro
O acúmulo de tártaro no dente pode causar sangramento na gengiva? Descubra as causas desse sintoma
Tártaro
O acúmulo de tártaro no dente pode causar sangramento na gengiva? Descubra as causas...
Lidar com a gengiva sangrando pode até ser uma situação comum, mas é sempre um alerta...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Como eliminar o tártaro: a escova de dentes elétrica ajuda nesse tratamento?
Tártaro
Como eliminar o tártaro: a escova de dentes elétrica ajuda nesse tratamento?
Embora seja um problema silencioso, o tártaro é um verdadeiro inimigo da saúde bucal e pode resultar em uma série de incômodos, como gengivite e periodontite. Além disso, a placa bacteriana endurecida pode provocar aquela coloração amarelada nos dentes , o que compromete a estética do seu...
Passo a passo da limpeza de tártaro: saiba como o procedimento é feito para evitar a gengivite e a periodontite
Tártaro
Passo a passo da limpeza de tártaro: saiba como o procedimento é feito para evitar a gengivite e...
O tártaro é um dos maiores inimigos da saúde bucal . Com ele, nossos dentes correm um risco maior de desenvolver doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite. Para que esses problemas não aconteçam, precisamos remover o tártaro através de uma limpeza. Você já passou por esse...
Tártaro nos dentes de leite: o tratamento é o mesmo para a dentição permanente?
Tártaro
Tártaro nos dentes de leite: o tratamento é o mesmo para a dentição permanente?
Descobrir que você está com tártaro não é uma notícia nada...
com a participação de:
Heloísa Crisóstomo
CRO: DF-CD-8149
Tártaro na contenção ortodôntica fixa: como remover? Maneiras de evitar o acúmulo de placa bacteriana atrás dos dentes
Tártaro
Tártaro na contenção ortodôntica fixa: como remover? Maneiras de evitar o acúmulo de...
Após o tratamento ortodôntico, alguns pacientes ainda precisam usar a contenção fixa por...
com a participação de:
Ana Araújo
CRO-RJ: 19.220
Tártaro pode causar doenças gengivais, como a periodontite. Entenda!
Tártaro
Tártaro pode causar doenças gengivais, como a periodontite. Entenda!
O tártaro - ou cálculo dental, como também é chamado - é um dos problemas bucais mais comuns entre os pacientes. Causado por pequenos deslizes na rotina de cuidados, como a falta de escovação e a ausência de fio dental, o quadro pode resultar em uma série de doenças a longo prazo, como...