Você já conversou com o seu dentista e está decidido: vai precisar fazer uma cirurgia ortognática. O tratamento é bem demorado e requer todo cuidado possível, principalmente durante a recuperação. Para que o resultado do procedimento seja um sucesso, além de ser feito por um dentista especializado no assunto, precisa ter um bom pós-operatório. Pensando nisso, o Sorrisologia conversou com o cirurgião bucomaxilofacial Diego Limoeiro, que indicou todos os cuidados que precisam ser seguidos depois de passar por essa cirurgia.

Cuidados que devemos ter depois da cirurgia ortognática

Como é um procedimento que mexe bastante com os ossos e articulações da face, a cirurgia ortognática requer um pós-operatório bem intenso. O paciente precisa seguir exatamente tudo o que o dentista recomendou. Segundo Diego, a chave do sucesso é a explicação antes da cirurgia sobre este processo.

O profissional recomenda: “Os cuidados são basicamente o uso adequado da medicação que o cirurgião passar, compressas geladas no início, alimentação líquida e fria durante o tempo necessário e depois introduzir a alimentação pastosa de acordo com o tempo que o cirurgião passar. Também é fundamental fazer fisioterapia”, listou.

Quanto tempo dura a recuperação da cirurgia ortognática

O dentista explica que o retorno das atividades básicas varia entre 15 a 21 dias. Mas mesmo depois desse tempo, ainda existem alguns cuidados que devem ser seguidos, principalmente relacionados com a alimentação. “Além disso, o paciente ainda passa um período de parestesia, que é a ausência de sensibilidade na face, e normalmente dura até seis meses”, explicou.

Dor, dificuldades: as queixas mais comuns do pós-operatório

De acordo com Diego, os pacientes não costumam sentir dor depois da cirurgia, até mesmo pelas medicações indicadas. “Entretanto, o maior desconforto é relativo ao inchaço (edema) e nos primeiros três dias uma dificuldade na respiração. Mas como é preciso fazer bastante repouso, normalmente não é problema”, garantiu.

Você não precisa ter medo do pós operatório da cirurgia ortognática

Todo procedimento cirúrgico deixa a gente meio preocupado, principalmente com relação ao pós-operatório. Mas para que seja feito com segurança e tenha um ótimo resultado, é importante fazer com um especialista recomendado e seguir todos os cuidados recomendados. Dessa forma, a recuperação será no tempo estipulado e não haverá complicações nesse período.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Diego Limoeiro - Cirurgião bucomaxilofacial / Implantodontista Pós-graduado em Cirurgia da ATM Especialista em DTM e Dor orofacial
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 31146