Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
28.10.2020

Como é feito o tratamento ortodôntico com implante dentário?

O tratamento ortodôntico com implante dentário requer alguns cuidados específicos. Saiba mais!
O tratamento ortodôntico com implante dentário requer alguns cuidados específicos. Saiba mais!

Expert

Caroline Malavasi

Caroline Malavasi

CRO /RJ 38947

Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense, com consultório na Barra da Tijuca (RJ)

Na busca por um sorriso perfeito e harmonioso, é comum que algumas pessoas invistam nos implantes dentários. Com eles, é possível a reabilitação estética e funcional dos dentes perdidos. No entanto, existe outro procedimento que também pode garantir dentes alinhados: o uso de aparelho ortodôntico. Mas será que é possível combinar os dois tratamentos? Para esclarecer essa dúvida, o Sorrisologia entrevistou a dentista Caroline Malavasi que traz mais explicações sobre o tratamento ortodôntico com implante dentário.

É possível usar aparelho tendo implante dentário?

Se engana quem pensa que os implantes dentários anulam o uso do aparelho ortodôntico. Na verdade, os dois tratamentos podem ser combinados, mas com algumas restrições. “É necessário esclarecer que os elementos reconstruídos por meio de implantes dentários não poderão ser movimentados através da ortodontia, somente os demais dentes”, revela Caroline. Acontece que, o implante dentário funciona como uma reconstrução da raiz do dente através de pinos de titânio nos ossos, o que possibilita a reabilitação deste espaço para a entrada da prótese. “Dessa forma, os implantes ficam imóveis em nossa arcada, já que diferente dos nossos dentes naturais, eles não possuem as fibras periodontais que permitem a movimentação durante o tratamento ortodôntico”, afirma.

Entenda como funciona o tratamento ortodôntico com implante dentário

Quando se trata de dentes com implantes, o tratamento ortodôntico exige alguns cuidados e, principalmente, planejamento. “Como os dentes implantados não se mexem, o ideal é que haja um trabalho conjugado entre reabilitação (com implante + prótese) e ortodontia”, explica a especialista. Dessa maneira, é possível iniciar o tratamento buscando alinhar, nivelar e ajustar o espaço que, posteriormente, será recuperado pelo implante e a prótese dentária. Justamente por isso, é importante que o paciente mantenha um acompanhamento regular para que seja possível alcançar os resultados desejados com o procedimento.

O tratamento ortodôntico com implante dentário requer alguns cuidados

Para que o tratamento ortodôntico ocorra da melhor forma possível, Caroline adianta: é preciso ter uma atenção extra com os acessórios ortodônticos, como braquetes e fios. “Uma vez que caiam ou estejam com sua colagem prejudicada, não farão efeito algum na movimentação dentária, podendo, inclusive, prejudicá-la. Por isso, é extremamente importante cumprir as manutenções com o ortodontista corretamente”, conta a dentista. Além disso, necessário redobrar os cuidados com a higiene bucal incluindo o uso de fio dental e enxaguante bucal. Dessa forma, é possível evitar a proliferação de bactérias e o acúmulo de placa bacteriana, que podem prejudicar o tratamento e, principalmente, a saúde do seu sorriso. 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Malavasi - Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense, com consultório na Barra da Tijuca (RJ)
Rio de Janeiro - RJ

Mais Matérias: Implante Dentário
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento tecnológico
Implante Dentário
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento...
Você já ouviu falar em cirurgia guiada? Na odontologia, qualquer tipo de procedimento cirúrgico...
com a participação de:
Daniele Machado
CRO-RJ 26.953
Membrana L-PRF: conheça esse novo tipo de enxerto usado nas cirurgias de implantes
Implante Dentário
Membrana L-PRF: conheça esse novo tipo de enxerto usado nas cirurgias de implantes
Quando se trata de procedimentos odontológicos, o implante dentário é, certamente, um dos mais temidos entre os pacientes. Afinal, quem nunca ouviu dizer que a cirurgia possui um processo de cicatrização demorado e outras histórias? Mas, se você está pensando em resolver o incômodo da...
Ancoragem esquelética em ortodontia com miniimplantes: conheça os benefícios da técnica no tratamento ortodôntico
Implante Dentário
Ancoragem esquelética em ortodontia com miniimplantes: conheça os benefícios da técnica...
Bráquetes, arcos, elásticos e anéis : o aparelho ortodôntico fixo é formado por...
com a participação de:
Andréia Cotrim Ferreira
CRO-SP: 39000
Odontologia 3D: Saiba mais sobre a tecnologia odontológica que permite imprimir implantes dentários em titânio
Implante Dentário
Odontologia 3D: Saiba mais sobre a tecnologia odontológica que permite imprimir implantes...
Não dá para negar: a tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é revolucionar a área da saúde. Na odontologia, por exemplo, inúmeros aparelhos já foram desenvolvidos, trazendo grandes avanços tanto na parte do diagnóstico de doenças, como na parte de tratamento....
5 dicas de como cuidar do seu implante dentário
Implante Dentário
5 dicas de como cuidar do seu implante dentário
Devido à perda de um dente, você precisou colocar implante dentário . Faz pouco tempo que você ganhou esse novo elemento e ainda não sabe muito bem como cuidar e limpar do seu sorriso ao longo do dia. Para fazer o seu renovado cartão de visita implantado durar por muito mais tempo, o Sorrisologia separou 5...
O que pode causar a perda de um implante? Saiba mais sobre a peri-implantite
Implante Dentário
O que pode causar a perda de um implante? Saiba mais sobre a peri-implantite
O implante é uma ótima alternativa para quem perdeu os dentes , mas é preciso ter em mente que...
com a participação de:
Diego Limoeiro
CRO-RJ: 31146