Depois de adquirir uma escova elétrica, pode rolar aquela dúvida de como cuidar da sua nova companheira de higiene dental, né? Com recursos muito além da escova manual, esse modelo precisa de um pouquinho mais de atenção do que as demais se você quer que ela dure bastante tempo! Para saber como isso deve ser feito, o Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Johnathan Marcondes, que deu algumas dicas. Confira!

Passo a passo de como cuidar da sua escova de dentes elétrica

1º passo: Se for a primeira vez que usa uma escova de dentes elétrica, deve carregar a bateria completamente antes de seu uso, por volta de 16 horas.
2º passo: Substitua a cabeça da escova elétrica a cada três meses, ou quando o indicador das cerdas mudar de cor e ficar branco.
3º passo: Quando a escova de dentes elétrica estiver totalmente carregada, use até acabar a bateria.
4º passo: Se quiser que a bateria dure mais tempo e funcione melhor, carregue-a de novo totalmente, mas nunca carregue apenas um pouco entre cada uso.

Por que comprar uma escova elétrica?

• Escovas elétricas são tão eficazes (e até mais) do que as escovas manuais, e podem ser usadas por pessoas de todas as idades
• Promovem a remoção de até 99% das placas bacterianas que ficam na superfície dental
• O modelo possui recursos incríveis como o timer, que indica o tempo ideal da escovação, e o sensor de força, que indica se o paciente está usando a força adequada para escovar os dentes
• Alguns modelos também contam com medidor de pasta de dente para que o paciente não use além do recomendado
Pacientes com dificuldades motoras podem realizar a higiene bucal sem grandes preocupações e obstáculos

Uma boa escovação não substitui a consulta com o dentista

Apesar de ser uma ótima aliada da higiene bucal, a escova elétrica não deve ser vista como uma alternativa para fugir do dentista, hein? Ela pode até ajudar a limpar os dentes de maneira mais eficiente, mas as visitas regulares a um profissional de saúde bucal devem ser feitas pelo menos uma vez por ano ou a cada 6 meses para conferir se está tudo certinho. Não esqueça que os cuidados com o seu sorriso também devem começar pelas suas atitudes! ;)

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Johnathan Marcondes - Cirurgião-Dentista
Parauapebas, PA
CRO-PA: 4456