O que a alimentação tem a ver com saúde bucal? Tudo. Já sabemos que para manter uma boca saudável precisamos ir além de uma boca escovação e ficar atento ao que ingerimos no nosso dia a dia. “Frutas, alimentos fibrosos, ervas e especiarias como tempero, legumes e tudo de forma orgânica e sem processamentos são muito receitados por Nutricionistas, mas muitos não sabem do risco de danificação dentária que as frutas cítricas oferecem”, comenta a dentista Thalita Costa. Como cuidar da saúde bucal sem perder o prazer de se alimentar?

O perigo dos alimentos ácidos

É muito fácil encontrar variedades de frutas e sucos do tipo cítrico nos supermercados. Thalita diz que é aí que o paciente deve ficar atento. "O ácido cítrico contido nesse tipo de alimento diminui o PH da nossa boca inteira e, com isso, o ambiente bucal torna-se inteiramente ácido”. O resultado desse processo é a desmineralização do esmalte (primeira camada do dente, composto de mineral) e dentina (segunda camada mais interna do dente), ou seja, ele dissolve o dente e há perda progressiva de estrutura dental. "Como consequência, temos dentes mais lisos, sem forma, com dentina exposta, e com isso vem a terrível hipersensibilidade, pois nossa dentina está em íntimo contato com a polpa, a qual é altamente inervada e dói mesmo”, explica.

Quais alimentos devem ser evitados?

Um suquinho no meio da tarde de calor não é motivo para pânico. O problema está no consumo insistente e diário destes produtos. "Isso também inclui: vinhos, isotônicos, tomates (como molhos e extratos), refrigerantes, vinagres, molhos de salada, cafés, frutas e sucos, energéticos, iogurtes, vitaminas C, cervejas, água de coco e chás”. A profissional ainda dá um alerta muito importante. "Não é só porque um alimento não tenha gosto azedo que ele não seja ácido. Muito cuidado! Praticamente todos os alimentos acidificam a boca”. Então é impossível manter uma boca saudável com essa quantidade de alimentos tão presentes na nossa mesa? Fique tranquilo que há 11 dicas valiosas para você.

Alimentação x Saúde Bucal

1 - Evite esses tipos de alimentos, principalmente à noite quando a salivação diminui drasticamente.

2 - Nunca faça bochechos com bebidas ácidas.

3 - Quando for bebê-los, prefira canudos a copos.

4 - Quando for ingeri-los, consuma-os de uma única vez e não várias vezes ao dia.

5 - Depois que ingeri-los, sempre espere 30 minutos para escovar os dentes. Esse é o tempo que a saliva leva, em média, para diluir esses ácidos.

6 - Beba água após consumir esses alimentos. Bochechar algumas vezes ajuda.

7 - Consumir chicletes sem açúcar em algumas situações de emergência aumenta a salivação e ajuda a diluir esses ácidos.

8 - Não passe longos períodos sem escovar os dentes.

9 - Beba bastante água.

10 - Prefira alimentos fibrosos, como folhas, sementes e alimentos integrais, pois estes levam um tempo para serem mastigados,

11 - Prefira também sucos e chicletes sem açúcar, uma vez que o açúcar diminui o PH da boca e oferece alto risco de cárie.