Ter um sorriso branco é o sonho de muitas pessoas. Quando mesmo com uma ótima higiene bucal ele não consegue ser alcançado, chega o momento de buscar o clareamento dental. Apesar de usar um gel com menor concentração e por isso demorar mais, clarear os dentes em casa é uma opção prática e segura, desde que seja orientada por um profissional. Está pensando em fazer esse procedimento? Veja algumas dicas da dentista Kalina Diniz para realizá-lo da melhor forma!

1) Siga a técnica à risca

Para fazer um clareamento em casa, primeiramente o dentista precisa moldar a arcada do paciente que deseja realizar esse tratamento. Com isso, são feitas as moldeiras transparentes, que deverão ser usadas diariamente por ele, por um determinado tempo. “Junto dessas moldeiras, será entregue o gel clareador de baixa concentração, que será colocado sobre a moldeira e esta, por sua vez, levada à boca do paciente”, explica Kalina.

2) Limpe os dentes antes do processo

Antes de colocar a moldeira na boca, é preciso sempre higienizar esse espaço de forma adequada. Por isso, nem pense em fazer o tratamento com os dentes sujos! Segundo a profissional, para que o clareamento funcione com sucesso e a moldeira possa realizar seu trabalho, deixando o sorriso branco, é necessário que a boca esteja previamente limpa, ou seja, com os dentes bem escovados.

3) Não faça sem o acompanhamento de um dentista

O clareamento em casa dá uma certa independência para quem o realiza. Mas não é por isso que ele pode ser feito sem a indicação e o acompanhamento de um profissional. Essa situação, inclusive, pode trazer muitos prejuízos para a saúde bucal! Por isso, se pensa em fazer esse tipo de clareamento, o primeiro passo é procurar um dentista qualificado. “Ele deve analisar cada caso, seguir uma boa técnica e orientar bem o paciente quanto a escovação”, explica ela. “O papel do paciente, por sua vez, é tirar todas as dúvidas e depois seguir todas as orientações.”

4) Use diariamente e obedeça o tempo estabelecido

Para que o clareamento em casa dê certo, é preciso muito comprometimento. Se você usar a moldeira apenas de vez em quando, com certeza não vai conseguir conquistar o sorriso que deseja. O dentista irá estabelecer por quanto tempo você deve usá-la diariamente, e também a duração do tratamento. Essas orientações devem ser sempre seguidas para que se consiga alcançar os resultados!

5) Evite alimentos e bebidas com corantes

A última dica dada pela dentista é em relação à alimentação. Ela explica que para alcançar melhores resultados, durante o tratamento devem ser evitados alimentos e bebidas que tenham corante, pois eles podem manchar os dentes. Molho de tomate, café, vinho, chocolate e chimarrão são alguns exemplos que devem ser deixados de lado nesse momento. “O cigarro também deve ser evitado”, recomenda Kalina. Seguindo essas dicas, com o acompanhamento de um dentista e obedecendo o tempo, os resultados serão os melhores possíveis!