O nascimento dos dentes de leite é um momento de novidade não só para as crianças, como para os pais que precisam saber lidar com todo os sintomas nessa hora. O comportamento choroso, a falta de apetite, dor e, em alguns casos, febre baixa com fezes mais amolecidas são alguns dos diversos sintomas que representam o surgimento da dentição decídua dos pequenos. Para ajudar pais e mães que nesse momento se veem tão angustiados sobre o que fazer para aliviar o incômodo em seu filho, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista especializada em odontopediatria, Francielli Brito, e ela deu dicas que podem ajudar.

Como é o nascimento dos dentes de leite no bebê

O nascimento dos primeiros dentes de leite do bebê se inicia entre 4 até 10 meses de vida, no entanto, isso pode variar de criança para criança. “Esse início de dentição trará consigo novas fases importantes na vida do bebê, como a introdução alimentar, por volta dos seis meses de vida; e a maturação das glândulas salivares, que começa também por volta do sexto mês. Por conta disso, o bebê tende a babar muito nesse momento, visto que ele não está acostumado com essa saliva mais espessa”, explica Francieli.

Ainda segundo a profissional, a irrupção dentária é o momento em que o dente aparece na cavidade bucal. “Sua duração varia de 2 a 3 dias, mas pode chegar até 10. Esse processo é desconfortável para a criança, já que a gengiva encontra-se edemaciada (inchada ou com edema) e sensível, havendo com isso, irritabilidade e choro noturno”, explica.

Como aliviar as dores nos bebês

É importante entender que todo desconforto do nascimento dos dentes de leite é natural e não há motivo, a princípio, de correr com seu filho(a) para o dentista, pois não se trata de uma doença, mas de uma fase de transição comum a toda criança. Esses incômodos, contudo, podem ser aliviados com algumas práticas simples em casa. Veja a seguir: “Ofereça algo gelado para a criança durante as refeições. Massageie o local de irritação com lenços próprios para cavidade bucal e mordedores darão um alívio da dor da irrupção dos dentes de leite”, explica a profissional. O gelo ainda é um excelente anti-inflamatório natural, por isso, ele pode ser considerado quando se trata de aliviar a irrupção dos dentes.

Massagem para alívio do nascimentos dos dentes

A massagem na região de irrupção dos dentes de leite é indicada e muito eficaz. Francielli explica que ela pode ser realizada através de lenços umedecidos próprios para a limpeza da cavidade bucal ou com utilização de fralda limpa ou gases. “A massagem é muito fácil de ser realizada. Para isso, as mãos do adulto responsável devem estar bem limpas para introdução na boca do bebê. Após essa higienização, deve-se enrolar no dedo a fralda ou o lenço umedecido e embebedá-lo em água filtrada ou soro fisiológico refrigerados”, orienta.

Preciso levar o pequeno para uma consulta com o odontopediatra?

Esse é o momento mais oportuno e o mais correto para levar a criança a sua primeira consulta ao odontopediatra. Francielli explica que essa fase gera muitas dúvidas e um turbilhão de novidades, e por isso, o melhor lugar para esclarecer todas essas incertezas é no consultório de um odontopediatra capacitado, que orientará a família sobre todos os cuidados necessários, como o momento da higienização.

Falando nela, esse é um dos cuidados mais importantes, em especial nas mãos do bebê e de objetos que são levados à boca mais vezes por causa da irritação local. “A diarreia é um dos sintomas mais relatados pelas mães nessa fase e se dá pela ingestão de microrganismos patogênicos”, esclarece Francielli ao concluir: “Por isso o mordedor é importante, com ele pode-se ter um controle melhor de higiene”.

Por SPPC

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Francielli Brito - Cirurgiã-dentista formada pela pela Universidade de Cuiabá e especialista em odontopediatria pela Universidade de São Paulo
Cuiabá - MT
CRO-MT: 6490