O aparelho ortodôntico é uma das principais técnicas usadas por crianças e adolescentes para conquistar um sorriso bonito e alinhado. Ainda assim, muitos pacientes adiam os planos para fazer esse tratamento, mas existem outros tratamentos que podem ajudar a melhorar a estética do seu sorriso, como a ortodontia miofuncional. Para saber mais sobre a técnica, o Sorrisologia conversou com o ortodontista Djalma Faria, especialista no assunto. Confira a seguir!

Maus hábitos podem causar os principais problemas ortodônticos

Engana-se quem pensa que os dentes simplesmente nascem tortos. Segundo Djalma, existem diversos fatores durante a infância e adolescência que podem influenciar no alinhamento da arcada dentária. “A respiração bucal, a interposição lingual, a deglutição atípica e a sucção do polegar são alguns dos hábitos miofuncionais incorretos que causam maloclusões”. Além disso, o especialista completa que esses hábitos limitam o desenvolvimento craniofacial das crianças, resultando em problemas ortodônticos.

Como a ortodontia miofuncional pode te ajudar a alinhar os dentes

Por se tratar de uma especialidade para crianças e adolescentes, a ortodontia miofuncional utiliza aparelhos sem braquetes para corrigir as disfunções neuromusculares, como a deglutição, mastigação e respiração, proporcionando um melhor desenvolvimento facial. “O objetivo deste tratamento é corrigir a posição e a função da língua, obtendo respiração nasal e treinando os músculos orais para trabalharem da forma correta”. Para isso, o dentista explica que o uso do aparelho danortosontia multifuncional é essencial. “Ele treina efetivamente a língua para se posicionar corretamente no maxilar, corrige a musculatura oral e exerce forças leves para expandir os maxilares, resultando em dentes alinhados”, afirma.

Ortodontia miofuncional x demais tratamentos ortodônticos

Ainda que o tratamento ortodôntico alinhe os dentes de forma eficaz, Djalma afirma que o grande diferente quanto à ortodontia miofuncional é a duração do resultado. “Embora os braquetes possam alinhar os dentes, pode ser necessário o uso contenções permanentes para manter o alinhamento ao longo dos anos”. Além disso, o especialista alerta para os riscos que os demais tratamentos ortodônticos podem trazer para a sua arcada dental. “As pesquisas mostram que os danos para as raízes dos dentes, como a reabsorção radicular, ocorrem na maioria dos casos”, finaliza.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Djalma Faria - Ortodontista e Especialista em Visagismo Facial
Campinas - SP
CRO-SP: 59104