O campo da odontologia avança a cada dia para trazer aos pacientes os melhores cuidados e tratamentos para garantir um sorriso bonito e saudável. Para que os resultados sejam eficientes, os profissionais da área contam com avanços tecnológicos que possibilitam dar diagnósticos mais rápidos e precisos, além de proporcionar mais conforto para o paciente e garantir o sucesso deles. A cirurgiã-dentista Viviane Fellows atualizou o Sorrisologia contando quais são os novos procedimentos com tecnologia avançada que vem contribuindo para a modernização da odontologia.

Dor e tempo de duração dos tratamentos odontológicos são receios na hora de procurar um especialista

O medo de sentir dor e a longa duração dos tratamentos odontológicos são pontos que levam muitas pessoas a adiar a busca por uma consulta com dentista e até abandonar um tratamento pela metade quando já está em andamento. Além disso, também é comum ouvir pessoas terem receio em tratar problemas dentários por não ter conhecimento sobre o procedimento ou por ouvir relatos negativos em relação ao cansaço e dor. Para dar fim a esses pensamentos, é preciso conversar com um dentista de confiança para esclarecer todas as dúvidas e aprender as medidas preventivas para evitar tratamentos mais invasivos e, mesmo quando passar por um tratamento for inevitável, converse com o profissional para encontrar as melhores soluções para você, como elas funcionam e qual tempo de duração.

Procedimentos odontológicos atuais e que facilitam as consultas

Ultrassom cirúrgico

Esse procedimento proporciona um resultado rápido, o que beneficia principalmente o pós-cirúrgico. Além disso, a especialista explica que ele protege as estruturas anatômicas, evitando lesionar um nervo.

Escaneamento oral

O escaneamento oral proporciona conforto ao paciente evitando a moldagem. Permite que o profissional obtenha mais fidelidade das estruturas dentárias do paciente e mais precisão ao planejamento do caso.

Tomografia computadorizada

Já a tomografia computadorizada facilita a conclusão de um diagnóstico. “Ela permite verificar situações onde com um raio-x periapical, por exemplo, não nos permitiria diagnóstico, além de também nos apresentar dimensões ósseas, para planejamentos de implantes dentários e outros”, diz Viviane.

Quais são as principais vantagens dessas tecnologias?

Além dos resultados mais rápidos, as novas tecnologias proporcionaram aos profissionais de odontologia mais previsibilidade, precisão, planejamento e rapidez no diagnóstico e nos procedimentos. Para o paciente, os benefícios tangem o conforto e segurança ao saber que o profissional poderá concluir o quadro com confiança no diagnóstico e o tratamento adequado para recuperar sua saúde bucal.

Cuide da saúde bucal para não precisar passar intervenções cirúrgicas

Conhecer os procedimentos odontológicos e ter confiança no trabalho do profissional é muito importante. No entanto, para evitar tratamentos odontológicos que necessitam de intervenção cirúrgica é importante ter preocupação com a higiene bucal no dia a dia. Não esquecendo de escovar os dentes após cada refeição e principalmente antes de dormir, assim como usar fio dental para retirar resíduos que ficam entre os dentes e acumulam placas bacterianas, utilizar o enxaguante bucal após a escovação e ir ao dentista regularmente para fazer limpeza.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Viviane Fellows - Cirurgiã-dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO: 42816