Hoje em dia, o que não falta são tecnologias que contribuem para que a nossa saúde bucal esteja sempre intacta. São aparelhos com laser, impressoras 3D e até mesmo tomografias digitais. Além dessas, temos a fluorescência óptica, que traz diferentes benefícios para o tratamento odontológico. Com a observação de luzes emitidas na cavidade bucal, essa técnica torna muito mais fácil detectar o que anda acontecendo na sua boca. Saiba mais sobre o assunto!

Como a fluorescência óptica se aplica na odontologia?

A óptica estuda os fenômenos da luz e além de atuar nos mais diversos setores da saúde, também tem se tornado uma grande aliada da odontologia. O método de fluorescência óptica, nomeadamente, é capaz de auxiliar no exame clínico da seguinte maneira: com a incidência de uma luz específica sobre o tecido biológico, é possível identificar se as células analisadas estão normais ou se sofreram alguma anomalia. Isso porque o resultado da luz final pode ter sido modificado ou não, indicando se há problemas a serem tratados ou se não há com o que se preocupar.

Quais tipos de problemas podem ser identificados?

São vários os transtornos que podem ser facilmente detectados com a visualização de fluorescência óptica, ou seja, ponto positivo para o seu sorriso. A presença de trincas, cáries e de placas bacterianas, além de restaurações imperfeitas, são apenas alguns dos inconvenientes que podem ser observados no tecido duro da boca. Já no tecido mole, pode-se observar possíveis neoplasias e acompanhar sua evolução.

Que outras tecnologias podem beneficiar o tratamento odontológico?

Além da fluorescência óptica, outros avanços tecnológicos estão a todo vapor para cuidar ainda mais da sua saúde bucal. O escaneamento intraoral, que permite o planejamento de diferentes tipos de tratamento odontológicos, e uso da impressora 3D, que possibilita a confecção de dentes projetados no computador, são ótimos exemplos disso. Além disso, a cirurgia guiada também merece certo destaque, uma vez que ela permite a simulação do resultado com base em imagens da tomografia computadorizada, ou seja, o especialista é capaz de analisar previamente quais os melhores posicionamentos da dentição para que o resultado do seu sorriso seja incrível.