Saindo de casa atrasado você dá aquela conferida rápida se pegou tudo que precisa. Chaves, carteira, celular, os documentos para aquela reunião. E os dentes, você escovou? O dia mal começa e você já tem muitas tarefas acumuladas. Concentração e foco são difíceis de existir na sua rotina e você sente que isso tem prejudicado alguns fazeres. Entretanto, a última coisa que você deve imaginar é que sua saúde bucal pode estar sendo prejudicada também, não é? Pode não parecer, mas a falta de atenção também afeta nesse sentido. Explicamos de que forma isso pode acontecer.

O problema da falta de atenção

Atenção é a capacidade de focar a mente em determinada ação ou pensamento específico. Para isso, é necessário concentração, esta que cada vez mais parece difícil nos dias atuais. Estamos vivendo em uma cultura da distração, em um ambiente que promove a desatenção e a correria. Pudera, com o tanto de informação que o tempo todo recebemos é impossível dar conta de tudo.

Um levantamento do Centro Nacional de Informação Biotecnológica, dos Estados Unidos, trouxe alguns dados que corroboram com essa questão. Segundo a pesquisa, 25% dos jovens esquecem, completamente, detalhes importantes da vida de familiares e amigos mais próximos. A mesma pesquisa diz que 7% de todas as pessoas esquecem, ocasionalmente, a própria data de aniversário.

Além disso, quantas vezes abrimos uma aba na internet para ler e não terminamos? Em média, só 28% do conteúdo de uma página web normal - com 593 palavras - é lida, segundo o estudo. No ambiente de trabalho, um profissional checa a sua caixa de e-mail cerca de 30 vezes por hora. Fica claro como é difícil uma pessoa se concentrar em apenas uma tarefa por vez, né?

Esquecer da higiene bucal durante o dia

Essa falta de concentração pode trazer alguns desvios na hora de cuidar da sua higiene oral. Um dos prejuízos de se estar distraído ao longo do dia é, por exemplo, não realizar a higiene oral após as refeições. A recomendação é fazer a limpeza em até 30 minutos depois de consumir algum alimento. Logo, a probabilidade de uma mente distraída deixar isso passar é grande, né? Mais uma vez é importante incorporar de vez esse hábito no seu dia a dia.

Escovação mal feita

A falta de atenção nos leva muitas vezes para um estado de indiferença. Daí, acaba-se fazendo quase tudo no automático. O mesmo acontece quando realizamos a higiene bucal. Uma tarefa diária que muitos fazem de forma mecânica, sem atentar para os movimentos corretos. Manusear o celular enquanto escova os dentes pode não ser das melhores ideias. Até porque o tempo de escovação ideal é de dois minutos. Já que é tão rapidinho, precisa ser de forma caprichada, certo? Não divida esse momento com outras distrações.

A limpeza bucal é feita por etapas. Não pule nenhuma!

Engana-se quem pensa que a higiene bucal é apenas escovar os dentes. Essa tarefa vai muito além. E para uma limpeza correta e satisfatória é importante não esquecer nenhuma etapa, como passar o fio dental entre todos os dentes e finalizar o processo com um enxaguante bucal. A distração pode contribuir para essa atitude que só tende a prejudicar a saúde bucal a longo prazo.

O que fazer?

A falta de atenção atrapalha a vida de forma geral, logo, também tem efeitos na saúde bucal. O importante é perceber esse problema e buscar formas de resolvê-los, treinando uma mente mais focada e concentrada. Quando prestamos atenção, independente do que estamos fazendo, fazemos melhor. Então, não hesite em pedir ajuda e dicas ao seu dentista, além de ter as ferramentas certas para realizar a limpeza oral. Certamente a sua qualidade de vida vai aumentar e seu sorriso não terá riscos de sofrer danos.