O ritual de escovação durante o tratamento ortodôntico passa por alguns ajustes, afinal, novos componentes metálicos foram agregados ao sorriso. Em meio a tantas novidades, uma velha conhecida talvez possa ser uma grande aliada na hora de deixar os dentes mais limpos. Se você pensava em aposentar sua escova elétrica por causa do aparelho fixo, saiba que não será preciso. Descubra como ela pode beneficiar sua higiene oral com a ajuda da dentista Kamila Godoy.

As vantagens da escova elétrica

Ela oferece uma série de recursos a mais do que os proporcionados pelas ferramentas convencionais. Com as escovas elétricas, os benefícios vão desde a possibilidade em determinar um tempo específico para a escovação, até a escolha de movimentos que limpam os dentes e massageiam a gengiva.

De acordo com a dentista, são esses mecanismos bem particulares os grandes responsáveis por tornarem essas escovas em uma ótima opção na hora da higiene bucal. "Elas vibram, oscilam e giram, proporcionando maior número de movimentos para desestabilizar a placa bacteriana, facilitando sua remoção", explica Kamila.

Quem tem aparelho fixo também pode usar esse utensílio

E se você chegou a suspeitar o contrário, saiba que o uso da escova elétrica é totalmente liberado para pacientes ortodônticos. Bráquetes e fios estão livres de perigo se tudo for feito com cautela. "O uso pode ser até mesmo indicado, já que os movimentos gerados ajudam a remoção das sujeiras sem prejudicar a adesão das peças do aparelho. Tudo, claro, com o cuidado para que apenas as cerdas entrem em contato com a aparatologia", ressalta a profissional.

Qual é a escova mais indicada durante o tratamento?

Quando questionada sobre qual seria a ferramenta de higiene ideal para pacientes de sorriso metálico, Kamila garante: tanto a escova comum, quanto a ortodôntica ou a elétrica podem ser livremente utilizadas. "Desde que todas as faces sejam alcançadas na escovação, não há problemas", esclarece.

De qualquer forma, a especialista lembra ainda que o ritual de limpeza durante o tratamento na ortodontia pede a ajuda de outros utensílios, e vale reforçar que eles são igualmente indispensáveis. Sendo assim, não se esqueça do seu kit completo com a escova de sua preferência, o fio dental e o enxaguante bucal para manter o sorriso sempre protegido.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Kamila Godoy - Especialista em Ortodontia
São Paulo - SP
CRO-SP: 81139 e CRO-RJ: 42515