Rosinha, avermelhada ou um pouco mais branca: a língua às vezes pode variar de cor e isso quer dizer muito sobre a sua saúde. Aliás, você é capaz de identificar o que a coloração dela significa? Às vezes uma rápida análise no espelho antes de escovar os dentes pode te ajudar a perceber se ela está saudável ou não. Para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a mestre em estomatologia e patologia bucal Dulce Helena Cabelho. Veja só!

Como identificar uma língua saudável?

Poucas vezes paramos para nos dar conta do quanto esse órgão é importante para a saúde da nossa boca. De acordo com a profissional, a língua é responsável tanto pelo nosso paladar quanto pela manutenção do bom hálito. No entanto, para que ela consiga executar suas funções corretamente, é fundamental que ela esteja em um bom estado de saúde. “Clinicamente, a língua saudável deve ser de coloração rosada e limpa”, destaca. Portanto se você notar algo de estranho com ela, o ideal é procurar um especialista para verificar os motivos disso estar acontecendo.

E se a língua estiver branca?

Línguas com um aspecto mais esbranquiçado não indicam necessariamente um sinal de doença - isso é causado por bactérias e restos de alimentos que acabam se depositando e acumulando na região, formando a chamada saburra lingual. Isso pode acontecer principalmente devido a hábitos alimentares e de higiene pessoal do indivíduo, segundo a especialista. Além do mais, a saburra lingual normalmente está associada a casos de mau hálito e é bom ficar bastante atento a isso para evitar passar por situações constrangedoras por causa do mau cheiro.

Que problemas podem afetar a língua?

Além do mau hálito mencionado anteriormente, vários outros problemas podem acometer esse órgão. “Desde problemas locais relacionados à higiene e doenças fúngicas até alterações por doenças sistêmicas, como uso de medicamentos controlados, doenças autoimunes e pacientes submetidos a radio e quimioterapia”, detalha Dulce. Que perigo, hein? Por isso manter uma higiene bucal adequada é muito importante nesse processo, mas, além disso, o acompanhamento profissional também se faz essencial na hora de identificar se há algo de errado com o paciente.

De olho nos cuidados com a sua língua

Para manter uma língua saudável é preciso saber cuidar direitinho dela, e a higiene local é a melhor forma de fazer isso. “O correto em relação à manutenção da higiene é pelo menos uma escovação diária do dorso lingual”, destaca a especialista. Então, já sabe né? Na hora da limpeza bucal, não esqueça de dedicar um tempinho para escovar a região e evitar que os problemas se manifestem. Além disso, beber bastante água é uma ótima maneira de manter seu corpo hidratado e fugir daquela sensação de boca seca.