O cálcio é um mineral importante para o nosso corpo, e que ajuda a manter nossos ossos fortes. Além disso, o que nem sempre lembramos é que ele também está presente nos nossos dentes. A deficiência desse nutriente costuma ocorrer durante a gravidez, o que pode gerar o aparecimento de cáries. A cirurgiã-dentista Bárbara Emilie Pavan da Cunha explica por que isso acontece e como evitar esse problema!

Mantendo visitas regulares ao dentista durante a gravidez

Precisamos manter visitas de rotina ao dentista durante todas as etapas da vida. Durante a gravidez, especialmente, é muito importante realizar a promoção de saúde bucal da gestante e prevenção e orientação do bebê. “É fundamental, já que é saúde bucal é a entrada para muitos tipos de doenças”, explica a profissional.

Desde o início da gravidez, a mulher pode começar a reparar algumas mudanças no seu corpo. As alterações hormonais trazem consequências em diversos aspectos. Algumas grávidas dizem que os cabelos ficam mais bonitos nesse momento, outras relatam o aumento no crescimento de pelos, por exemplo.

As transformações também acontecem na saúde bucal. A gengivite é um quadro que pode aparecer pela alteração hormonal que aumenta o fluxo sanguíneo, facilitando o sangramento gengival na hora de escovar os dentes. “Aumento da salivação também pode ocorrer no primeiro trimestre, mas isso vai diminuindo com o passar dos meses, e em caso de vômitos pode ocorrer a erosão de esmalte”, afirma ela.

A deficiência de cálcio é comum na gravidez, como ela pode afetar a saúde bucal?

Outra questão comum na gravidez e que pode afetar o sorriso é a deficiência de cálcio. “É comum na gravidez e, quando associado com uma dieta cariogênica e má higienização, pode causar cárie”, alerta Bárbara. Isso ocorre porque quando a grávida necessita de cálcio e ele está insuficiente no organismo, ele pode acabar sendo removido dos dentes. “Sendo assim, é necessário reposição de cálcio e acompanhamento da saúde bucal com um cirurgião-dentista”, recomenda.

É importante lembrar, no entanto, que apenas a falta de cálcio não é capaz de formar a cárie. “É a falta de cálcio não associada com uma boa escovação, dieta adequada e acompanhamento odontológico, que pode levar ao aparecimento ou agravamento de problemas dentários como a cárie”, esclarece a profissional.

Cuidados para as grávidas evitarem o aparecimento de cáries

Para evitar o surgimento das cáries, seja pela deficiência de cálcio ou qualquer outro motivo, é ideal que a grávida faça um acompanhamento da saúde bucal com um cirurgião-dentista e realize uma alimentação saudável. “Além de acompanhamento com um profissional capacitado, é necessário ter uma boa higienização, hábitos de vida saudáveis, com baixa ingestão de alimentos cariogênicos”, recomenda ela.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Bárbara Emilie Pavan da Cunha - Cirurgiã-dentista e Odontopediatra
Osasco - SP
CRO-SP 113416