Assim como tomar banho, se vestir e se alimentar, a higiene bucal é um hábito que deve fazer parte do nosso dia a dia. Escovar os dentes, usar fio dental e enxaguante bucal são práticas essenciais para manter um sorriso bonito e saudável. No momento da escovação, que deve ser feita após as refeições, escolher um bom creme dental é uma etapa muito importante e que merece atenção. Colocar muito creme dental na escova não é sinônimo de uma limpeza mais eficiente. Veja o que a ortodontista Luciane Franco explicou sobre o assunto.

Creme dental é um dos produtos fundamentais para a higiene bucal

O creme dental é um item essencial para o momento da escovação dos dentes e, consequentemente, para a limpeza da boca. “Existem algumas substâncias na pasta como o flúor que podem ajudar na proteção dos dentes, deixando-os “mais duros” para a desmineralização por ácidos do meio bucal e bactérias, e deixando o dente com mais dificuldade de aderência bacteriana”, explica a profissional.

Além disso, ele também pode ajudar o retorno do PH da boca. Alguns tipos de creme específicos atuam contra a sensibilidade dos dentes e até na manutenção de cor. Portanto, na hora de escolher o mais adequado para você, não esqueça de conversar com seu dentista para entender qual atende melhor às suas necessidades!

Colocar mais creme dental na escova significa uma limpeza mais eficiente?

Ao contrário do que se possa pensar, usar muito creme dental no momento da escovação não quer dizer que a limpeza será mais eficiente. “Isso é um mito que muitos acreditam, mas o excesso de espuma pode atrapalhar a escovação”, afirma ela. O excesso de creme dental pode até ser prejudicial para a higiene bucal porque ele faz com que o paciente tenha uma falsa sensação de limpeza, e com isso diminua o tempo necessário de escovação, que deve durar 2 minutos.

Qual é a quantidade ideal de creme dental? A recomendação pode mudar com a idade

Para uma escovação ideal, não é necessária uma grande porção de creme dental. “A quantidade deve ser do tamanho de uma ervilha”, esclarece Luciane. Mas isso pode mudar de acordo com a idade de cada pessoa. “Para crianças a quantidade deve ser do tamanho de um grão de arroz”, indica ela. Quando houver dúvidas, não deixe de consultar um profissional de confiança para esclarecer todas elas. Mantenha a saúde da sua boca protegida com as ferramentas certas de higiene e o bom uso de cada uma delas.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Luciane Franco Kraul - Especialista em ortodontia
Jardim América – SP
CRO-SP: 81340