É só dar uma olhadinha no espelho que logo começamos a pensar em umas mudanças. Que tal um corte novo? Ou ter os dentes um pouco mais brancos? Para aqueles que se incomodam com a coloração do sorriso, a odontologia pode ajudar. A possibilidade de tratamento mais conhecida é o clareamento dental. Entretanto, as lentes de contato dentais também estão ganhando muitos adeptos e mostrando resultados incríveis. Mas qual escolher? Tire essa dúvida com as explicações da dentista Sofia Cabaleiro.

Você pode conquistar um sorriso mais branco

Por mais cuidado que tenhamos, os dentes tendem a escurecer ou amarelar um pouco com o tempo. E isso decorre de vários fatores, conforme cita a profissional. “Excesso de alimentos com corantes, cigarros, tratamentos de canal em dentes anteriores, resinas antigas e até mesmo o próprio ‘envelhecimento’ do dente o deixa com a coloração mais amarelada”, destaca Sofia.

Como a lista de possibilidade é grande, a dica é procurar marcar uma consulta com um profissional da área de odontologia. Assim, ele poderá avaliar sua cavidade bucal e determinar qual é a melhor maneira de clarear os dentes, que também são muitas. “Dentre as opções para clareamento dental temos o clareamento caseiro, o de consultório, coroas, facetas e lentes de contato”, exemplifica ela.

Qual é o melhor: clareamento ou lente de contato dental?

Segundo a profissional, a escolha entre o clareamento e lente de contato dental vai depender de cada caso. “O clareamento dental é uma boa opção quando o paciente está satisfeito com o formato, tamanho e posicionamento dos dentes, quando não há elementos dentários como tratamento de canal em região anterior ou resinas extensas”, indica a odontologista. Ou seja, quando a insatisfação está somente na cor, o clareamento dental consegue branquear o sorriso de uma maneira uniforme, trazendo o resultado desejado.

Enquanto isso, há pacientes que precisam fazer outras alterações além de somente clarear os dentes, como por exemplo, fechar um espaço entre os dentes, corrigir o formato e minimizar retrações e desgastes do esmalte. Para essas situações, então, as lentes de contato dentais são o tratamento mais indicado, pois além de corrigir todos esses detalhes, também conseguem tornar o sorriso mais branco.

Saiba como cuidar do seu sorriso após os tratamentos

Alcançar os dentes mais brancos é possível através do clareamento dental ou lentes de contato. No entanto, para manter os resultados alcançados, o paciente precisa seguir os cuidados após os procedimentos. No casos de clareamento dental, seja o realizado em consultório ou em casa, algumas das orientações são evitar consumir alimentos com muito corantes, como café e vinho, e muito ácidos. “Durante o processo de clareamento, os dentes costumam ficar mais sensíveis e esses cuidados devem durar até 15 dias após a finalização do tratamento”, ressalta Sofia.

Para os pacientes que optam pelas lentes de contato dental, é preciso seguir cuidados mais constantes. Esta atenção maior está, principalmente, ligada ao fato de se tratar de um tratamento de revestimento, que é aplicado na superfície do dente. “Ou seja, não é dente natural”, comenta ela. Por isso, as visitas ao consultório devem ser semestrais e o controle da higienização bucal deve ser redobrado. Converse com seu dentista para encontrar o melhor caminho para você e ser orientado sobre os principais cuidados bucais.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sofia Cabaleiro - Endodontista
Belo Horizonte, MG
CRO-MG: 34919