Ter dentes saudáveis e, ainda por cima, bem braquinhos é o desejo de qualquer pessoa. Mas para alcançar este resultado é preciso se dedicar na higiene bucal e manter visitas regulares com seu dentista. Porém, a alimentação também tem grande influência nisso. Não só evitar doces e carboidratos, é importante também consumir alimentos saudáveis que ajudam a conquistar um sorriso mais branco. De uma forma bem natural e saudável você pode saborear sem medo e sem culpa.

Brócolis

Não gostar de brócolis virou coisa do passado. Além de possuir diversos benefícios para a saúde do nosso organismo, esse vegetal é um forte aliado para os nossos dentes. Por conter ferro e cálcio em sua composição, esses dois elementos juntos formam uma barreira que protege o esmalte dental. Por serem bem durinhos e crocantes também estimulam a produção de saliva, auxiliando a reduzir as manchas em nosso sorriso.

Gengibre

Este alimento é excelente para a saúde e beleza dos dentes. Muito mais do que acelerar o metabolismo do corpo, essa raiz age como um anti-inflamatório natural para a gengiva, ajudando a manter os tecidos bucais protegidos e saudáveis.

Frutas, muitas frutas!

Sabemos que as frutas fazem um bem danado para nosso corpo e isso inclui também nossa saúde bucal. Uma delas é a maçã que, assim como todos os alimentos fibrosos, ajuda a limpar nossos dentes e também estimula o fluxo de saliva.

Por falar em fibras, a pêra também é ótima ideia. Rica em nutrientes, a pêra auxilia na limpeza dos dentes e também é poderosa na prevenção de doenças gengivais e de cáries.

O morango também tem a famosa vitamina C e faz um bom trabalho quando o assunto é saúde da boca. Ele contém ácido málico, um adstringente natural que ajuda a retirar as manchinhas dos dentes e é muito importante na formação do colágeno, aquela substância que deixa a pele bonita, mas que também auxilia na saúde das gengivas.

A uva passa que previne as bactérias responsáveis pelas cáries e doenças periodontais. Além disso esse é o tipo de alimento que protege os dentes do acúmulo da placa. Bom demais, né?

Pepino

Essa leguminosa cai muito bem em uma saladinha. Muito mais do que estimular a produção de saliva e remover bactérias, o alimento também ajuda a limpar os dentes, promovendo um branqueamento natural.

Cenoura

Essa verdura é ótima para os dentes! Mais uma vez alimentos crocantes, como cenouras cruas, forçam você a mastigar mais vezes do que quando come um alimento mais suave. Além de estimular a produção de saliva por toda a boca, o alimento auxilia na ação mecânica de remoção de placa bacteriana.

Queijo

Se brilho é o elemento que está faltando para o seu sorriso, aí vai uma dica: queijo. Além de ser rico em cálcio e fósforo, que colaboram para o fortalecimento dos ossos, ele tem o poder de preservar o esmalte dos dentes e combater a acidez bucal, causadora da sensibilidade dos dentes.

Dica: Prefira os queijos mais durinhos, como o parmesão, que são ótimos para o clareamento dental por aumentar o fluxo de salivação e o ph da boca.