Você já sofreu algum trauma na região da boca, como uma batida, ou fez procedimento de canal? Por estes motivos, pode ser que a cor de um ou mais dos seus dentes tenha alterado para um tom mais escuro. Para corrigir, muitos dentistas indicam o clareamento dental interno. "É um método eficaz, onde apresenta resultados rápidos e de grande satisfação aos clientes", garante o especialista Johnathan Marcondes. Legal, né? É uma possibilidade de sorrir novamente com mais gosto. Se interessou? Descubra como o procedimento funciona e seus benefícios.

Como é feito o clareamento?

As técnicas para este tipo de clareamento empregam como agente branqueador o peróxido de hidrogênio, que é aplicado na parte interna do dente. Johnathan explica como acontece. "É feito uma abertura na parte de trás do dente, para ser acessado o local onde foi tratado o canal, fazemos uma proteção na entrada do canal e o material para clareamento é aplicado". A partir daí, o dentista pode utilizar o material durante alguns dias até recuperar a sua cor. Em outros casos, o profissional aplica o gel e utiliza a luz LED, como é feito no clareamento de consultório.

O tratamento é opcional

O especialista conta que não existem riscos à saúde se você optar por não fazer o clareamento interno. No entanto, o paciente acaba sentindo uma grande diferença e percebe que realizar o clareamento dental é pra lá de vantajoso. "Há pessoas que podem apresentar problemas de socialização e de autoestima por mostrar um ou mais dentes escurecidos o que leva a um sorriso desarmônico". Além de deixar seu sorriso mais bonito e com uma cor única, o procedimento traz de volta a vitalidade do dente.

Cuide bem do seu sorriso

Todo procedimento clareador envolve algumas cautelas e com o branqueamento interno não poderia ser diferente. "Os cuidados durante esse procedimento são semelhantes aos cuidados com a clareamento externo, porém devemos entender que o clareamento interno terá um efeito na parte interna do dentes, devido a manchas ocasionadas por um trauma, por uma hemorragia dentro do dentes ou após tratamento de canal", esclarece. Portanto, nada de consumir alimentos e bebidas que possam manchar o dente tratado.

Facetas de porcelana e lentes

Em algumas circunstâncias nem sempre o clareamento interno se mostra totalmente eficaz, mas isso depende de cada caso e só o dentista poderá fazer essa avaliação. "Nesses casos podemos realizar no dente uma faceta de resina ou mesmo uma faceta de porcelana", indica. Alterações na cor dos dentes são relativamente comuns e ocasionadas por diversos fatores. Consulte o seu dentista se achar que essa mudança está te incomodando de alguma forma. A saúde e bem-estar do seu sorriso vêm sempre em primeiro lugar.