Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
29.10.2019

Clareamento dental enfraquece os dentes: mito ou verdade?

Expert

Alexandre César

Alexandre César

CRO-SP: 52261

Dentista especializado em Implantodontia e Dentística Restauradora, atuando há mais de 25 anos em Estética Dental. Formado em Odontologia, pela faculdade Santo Amaro, e com Mestrado em Implantodontia. Entre os diversos cursos que realizou no Brasil e no exterior destaca-se os cursos de Atualização em Implantes Bicorticais e Osseointegrados e o American Dental Association Annual Sessions, em Orlando, Washington DC, São Francisco e Havaí. Atualmente é membro da Academy of Osseointegration, sócio da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) e Membro da Associação Brasileira de Odontologia Digital (ABOD).

O clareamento dental é capaz de deixar os seus dentes com aquele aspecto branquinho que muitos sonham. Na prática, o procedimento é realizado através da aplicação de um gel na superfície do esmalte dos dentes, de forma que esse gel penetra até a dentina - camada intermediária do dente - e consegue remover todas as manchinhas existentes no local, de acordo com o especialista em implantodontia e dentística restauradora Alexandre César.

São pelo menos três alternativas para aderir à essa técnica: no consultório com o dentista, em casa com moldeiras ou até mesmo uma combinação desses dois meios. Embora o clareamento esteja em alta, algumas pessoas ainda resistem ao desejo por medo, e uma das questões que têm sido levantadas é se o procedimento é capaz de enfraquecer os dentes. Será que isso é verdade ou não passa de um mito? Confira o que o dentista tem a dizer sobre isso!

Clareamento dental enfraquece os dentes?

Se esse é um dos motivos para que você não queira se submeter ao processo, pode ficar tranquilo. Segundo o profissional, o clareamento não é capaz de enfraquecer os dentes. O que acontece é que, dependendo da concentração do produto, alguns podem alterar a superfície do esmalte dentário em um nível microscópico, mas isso não quer dizer que o dente ficará mais fraco. “Dependendo da origem do gel que é usado, a qualidade do clareamento pode ser alterada”, conta Alexandre. No entanto, apesar dessa alteração, o fato é que em nenhum momento o elemento ficará enfraquecido por conta do procedimento.

Qual a diferença entre dentes enfraquecidos e dentes sensíveis?

É muito comum que as pessoas acreditem que dentes fracos e sensíveis são a mesma coisa, mas isso não é verdade. Após o clareamento, pode sim acontecer uma sensibilidade nos dentes, uma vez que o gel que é utilizado no processo entra em contato com uma região perto da gengiva onde a dentina fica exposta. No entanto, ele esclarece: “O fato de ter sensibilidade com frio ou calor no dente, não significa que o dente está enfraquecido, e sim que ele ainda tem vitalidade, resposta a estímulos provocados”.

Para evitar que isso aconteça, o dentista responsável deve recomendar um gel com concentração ideal para o paciente. Se ainda assim o quadro persistir, Alexandre orienta que uma opção possível também é a aplicação do gel em dias alternados e não consecutivos, ou até mesmo a aplicação de outros géis para estabilizar a sensibilidade, como o flúor neutro.

Principais cuidados ao clarear os dentes

Vai se render ao clareamento dental? Então é importante saber cuidar muito bem do seu sorriso durante e após o procedimento! Segundo o profissional, uma das principais maneiras de conseguir um bom resultado é evitando alimentos que possam manchar o seu dente. “Durante o tratamento, os dentes ficam mais susceptíveis a manchas, pois existe um gel limpando toda a região entre esmalte e dentina, que é removido e reaplicado todo dia, criando espaço livre para ser ocupado por manchas”, alerta. Portanto, dar um tempo de certos alimentos com muito corante como vinhos, café, sodas e molho shoyu é uma medida necessária. Fora isso, os cuidados com a sua higiene bucal devem ser mantidos, realizando a limpeza completa após as principais refeições e principalmente antes de dormir, com direito a todas as ferramentas importantes para isso: escova de dentes, creme dental, fio dental e enxaguante bucal!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alexandre César - Dentista especializado em Implantodontia e Dentística Restauradora
São Paulo, SP
CRO-SP: 52261

Mais Matérias: Clareamento Dental
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e manutenção do tratamento
Clareamento Dental
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e...
Você fez clareamento dental e finalmente conquistou aquele sorriso branco que tanto queria. Agora, as preocupações acabaram e não é mais necessário ter aqueles cuidados minuciosos com os dentes, certo? Errado! Muita gente pensa que depois do clareamento não precisa mais se preocupar com a saúde...
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes brancos por mais tempo?
Clareamento Dental
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes...
Engana-se quem pensa que basta fazer  clareamento dental para conquistar dentes brancos por toda a vida. Na...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento estético odontológico?
Clareamento Dental
Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento...
Realizar procedimentos estéticos é o sonho de muita gente e, graças aos avanços da...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Odontologia estética: o que é? Quais tratamentos são feitos? Conheça os benefícios da especialidade para a saúde bucal
Clareamento Dental
Odontologia estética: o que é? Quais tratamentos são feitos? Conheça os benefícios da...
Depois da saúde, a estética é um dos elementos mais buscados pelos pacientes nos consultórios dentários. Muito mais do que receitar um clareamento dentário, essa especialidade da odontologia é capaz de realizar outros tratamentos restauradores, como a aplicação de lentes de contato bucais e...
Clareamento dental caseiro: 6 passos para um tratamento de sucesso junto ao seu dentista
Clareamento Dental
Clareamento dental caseiro: 6 passos para um tratamento de sucesso junto ao seu dentista
Ter dentes brancos é o sonho de muita gente e, graças aos avanços da dentística,...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7
Manchas nos dentes: o que podem ser? Quais são as causas, tipos e tratamentos para clarear os dentes?
Clareamento Dental
Manchas nos dentes: o que podem ser? Quais são as causas, tipos e tratamentos para clarear os...
Não é novidade que as manchas nos dentes são o maior pesadelo entre a maioria das pessoas. Mas você sabe por que elas surgem? Ou quais são as melhores formas de tratá-las? Existem diferentes tipos de manchas e, muita das vezes, elas estão relacionados a fatores externos, como hábitos alimentares e...