Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
06.05.2020

Clareamento dental: dentista revela as 6 principais dúvidas sobre o tratamento

  O clareamento dental ainda é um tratamento estranho para você? Confira 6 coisas que você precisa saber antes de apostar no procedimento!
O clareamento dental ainda é um tratamento estranho para você? Confira 6 coisas que você precisa saber antes de apostar no procedimento!

Expert

José Carlos Garófalo

José Carlos Garófalo

CRO-SP 36340

Especialista e mestre em dentística pela FO-USP; Coordenador do curso de especialização em dentística da SPO; Coordenador dos cursos de atualização em odontologia estética e adesiva do espaço Garófalo; Consultor para desenvolvimento e aprimoramento de materiais e equipamentos para diversas empresas do setor odontológico.

Com certeza você já ouviu falar sobre clareamento dental. De fato, é uma técnica que ganhou muitos adeptos desde que chegou ao mercado, afinal quem não sonha com um sorriso branquinho e livre de manchas? Ainda assim, o tratamento é rodeado por diversos questionamentos. Dúvidas como: quais são os tipos de clareamento? Quanto tempo dura? Essas e outras questões podem ser um mistério para alguns pacientes. Pensando nisso, o Sorrisologia convidou o dentista José Carlos Garófalo a esclarecer as cinco indagações mais frequentes. Confira!

1) Bicarbonato de sódio ajuda a clarear os dentes?

Apesar de ser uma pergunta ouvida com bastante frequência, José revela: o ingrediente não tem o poder de clarear os dentes. “O bicarbonato de sódio é um abrasivo e possui apenas o poder de limpar as superfícies dos dentes que estão sujas ou manchadas”, explica o dentista. Com isso, é possível que o paciente tenha a sensação de que os dentes ficaram mais claros. Ainda assim, o dentista alerta que o seu uso pode trazer o resultado contrário ao desejado. “Junto com a limpeza, o ativo promove o desgaste do esmalte natural dos dentes que pode levar a dois efeitos: sensibilidade e dor, de forma irreversível". Nesse sentido, ele continua: "Além disso, o bicarbonato pode causar o escurecimento dos dentes, uma vez que o esmalte é a camada externa do elemento, funcionando como um filtro de cor de nossos dentes, e sendo removido, mostrará mais o tecido amarelado, que está abaixo dele e é chamado de dentina”.

2) Clareamento dental com cúrcuma funciona?

A escovação com a mistura de cúrcuma tem sido cada vez mais comum entre os pacientes que sonham com dentes brancos. Mas, de acordo com o especialista, a prática não tem nenhuma base científica que a associe ao clareamento dental e pode ser perigosa. “A associação de substâncias abrasivas e ácidas para se aplicar sobre a superfície dos dentes só tende a trazer prejuízos à estrutura dental e aos tecidos moles como gengivas, língua e bochechas, com efeitos variáveis e irreversíveis”, afirma José. Para todos os efeitos, fica a dica do dentista: a mistura de cúrcuma não é a solução para dentes amarelados.

3) Pode-se usar violeta de genciana para clarear os dentes?

Assim como o bicarbonato de sódio e a cúrcuma, a violeta de genciana não é eficaz no clareamento dos dentes. “Além de não clarear dentes, seu uso pode ainda pigmentar trincas de esmalte e emendas de restaurações porventura existentes, comprometendo de forma significativa a estética do sorriso”, alerta o profissional. Antes de usar qualquer produto, é importante sempre consultar seu dentista para descobrir como a substância pode agir na sua arcada dentária.

4) Água oxigenada pode ser indicada para clareamento dental?

Embora o certo seja procurar a ajuda de um especialista para garantir um bom clareamento dental, muita gente ainda insiste em experimentar métodos caseiros que podem prejudicar a sua saúde bucal, como é o caso da água oxigenada. “Bochechos com água oxigenada não são recomendados como agente de clareamento, uma vez que o contato direto, constante e não controlado da substância com tecidos moles pode inclusive gerar lesões de caráter tumoral e cancerígeno”, conta o dentista.

5) É preciso evitar alimentos pigmentados após o clareamento dental?

Assim como qualquer tratamento, o clareamento dental também requer alguns cuidados para garantir os seus dentes branquinhos por mais tempo. Ao contrário do que muitos pacientes acreditam, evitar totalmente os alimentos pigmentados não é um deles. “Não há necessidade de manter uma dieta branca durante clareamento dental. O consumo de alimentos e bebidas pigmentados, com o vinho, café, chocolate, molho de tomate, shoyo e outros, pode ser mantido durante tratamentos clareadores”, esclarece. 

6) Clareamento dental caseiro pode ser feito sem acompanhamento do dentista?

“O clareamento dental é um tratamento seguro e eficiente, desde que seja indicado e feito sob supervisão adequada, com produtos certificados e por profissionais capacitados”, conta José. Sendo assim, até mesmo os pacientes que optem pelo clareamento dental caseiro devem consultar um dentista antes de iniciar o procedimento.

Esse artigo contou com a participação de:
Prof Dr José Carlos Garófalo
Especialista e mestre em dentística restauradora
CRO-SP 36340

Mais Matérias: Clareamento Dental
Clareamento dental caseiro funciona? Especialista revela técnicas que devem ser evitadas e qual é a mais segura para alcançar um sorriso branco
Clareamento Dental
Clareamento dental caseiro funciona? Especialista revela técnicas que devem ser...
Ter um sorriso branco é o objetivo de muitas pessoas. A forma mais eficaz e segura de alcançar esse...
com a participação de:
Igor Puga
CRO-RJ 28418
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e manutenção do tratamento
Clareamento Dental
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e...
Você fez clareamento dental e finalmente conquistou aquele sorriso branco que tanto queria. Agora, as preocupações acabaram e não é mais necessário ter aqueles cuidados minuciosos com os dentes, certo? Errado! Muita gente pensa que depois do clareamento não precisa mais se preocupar com a saúde...
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes brancos por mais tempo?
Clareamento Dental
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes...
Engana-se quem pensa que basta fazer  clareamento dental para conquistar dentes brancos por toda a vida. Na...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento estético odontológico?
Clareamento Dental
Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento...
Realizar procedimentos estéticos é o sonho de muita gente e, graças aos avanços da...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Odontologia estética: o que é? Quais tratamentos são feitos? Conheça os benefícios da especialidade para a saúde bucal
Clareamento Dental
Odontologia estética: o que é? Quais tratamentos são feitos? Conheça os benefícios da...
Depois da saúde, a estética é um dos elementos mais buscados pelos pacientes nos consultórios dentários. Muito mais do que receitar um clareamento dentário, essa especialidade da odontologia é capaz de realizar outros tratamentos restauradores, como a aplicação de lentes de contato bucais e...
Clareamento dental caseiro: 6 passos para um tratamento de sucesso junto ao seu dentista
Clareamento Dental
Clareamento dental caseiro: 6 passos para um tratamento de sucesso junto ao seu dentista
Ter dentes brancos é o sonho de muita gente e, graças aos avanços da dentística,...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7