Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
12.07.2019

Clareamento dental: a dor pode estar relacionada ao uso incorreto da moldeira? Dentista esclarece a questão

  Para alcançar o sorriso branquinho que você sempre quis, o clareamento dental pode ser uma ótima opção. Tiramos algumas dúvidas sobre o procedimento logo abaixo, confira!
Para alcançar o sorriso branquinho que você sempre quis, o clareamento dental pode ser uma ótima opção. Tiramos algumas dúvidas sobre o procedimento logo abaixo, confira!

Expert

Djalma Faria

Djalma Faria

CRO-SP: 59104

O ortodontista é um dos poucos que tem credenciamento para trabalhar com o sistema de alinhadores, com tecnologia 3D, que vem dos Estados Unidos. O profissional trabalha unindo as prevenções e correções dentárias com a estética facial, tudo para criar um "design" harmônico para cada rosto. É uma ótima fonte para falar sobre visagismo facial e botox. https://www.facebook.com/djalmafarianeto/ https://www.instagram.com/_harmonizacaofacial/ http://djalmafaria.com.br/

Está considerando a ideia de fazer um clareamento dental para deixar seus dentes ainda mais bonitos e brilhantes? Pois bem, são muitas as dúvidas que podem surgir em pacientes que procuram o procedimento. Uma delas é em relação a dor que se pode sentir durante o processo, e de que forma isso acontece. Mas não há por que ficar com medo: tudo tem uma solução. O ortodontista Djalma Faria conversou com o Sorrisologia e falou um pouco mais sobre o assunto para tirar eventuais dúvidas.

É comum o paciente sentir dor ao fazer clareamento?

Um dos receios que a maioria das pessoas tem antes de realizar qualquer tipo de procedimento é em relação a dor que elas possivelmente vão sentir durante o processo. Segundo o dentista, é muito comum quadro de dores ao clarear os dentes. Ele explica: “Dependendo da concentração do gel clareador e do tempo de uso, essa dor aumenta ou diminui. Mas é bem comum o paciente reclamar que está tendo sensibilidade ao fazer o clareamento dental”.

Essa dor pode ser associada ao uso incorreto da moldeira? Por que?

É uma possibilidade. Para evitar que esse tipo de situação aconteça, o dentista orienta: “A moldeira deve estar bem adaptada, para que não machucar a gengiva e não ocorrer extravasamento do material clareador para outras partes da boca.” Mas vale lembrar que muitas vezes a dor também pode ser associada ao uso do gel clareador, como foi dito anteriormente. Essa relação é dada porque, uma vez que o gel entra em contato com o dente, ele penetra pelo esmalte indo em direção aos canalículos dentinários (tecido abaixo do esmalte). Como a região é muito inervada, qualquer sensação de frio ou calor pode provocar dor na região, de acordo com o especialista. Mas além disso, ele também ressalta que o uso incorreto da moldeira pode sim trazer certos incômodos ao paciente.

Paciente com sensibilidade dentária pode fazer clareamento dental caseiro?

Quem possui dentes sensíveis, pode ficar tranquilo! Conforme Djalma indica, pacientes com sensibilidade dentária podem sim realizar o tratamento. “Para isso, basta adequar a concentração correta de gel clareador para cada caso e lançar a mão de gel regenerador diário, eliminando ou reduzindo consideravelmente a sensibilidade dentária”, orienta.

A explicação para isso é simples: tais cremes dentais possuem componentes a base de potássio, responsáveis por “cortar” a resposta dolorosa que o cérebro envia. Entretanto, vale lembrar que o uso desses géis é diário, e se o paciente deixar de usá-lo, a dor pode voltar.

Se o paciente sentir dores, o mais indicado é parar o tratamento? Veja como aliviar isso

É claro que ninguém merece ficar sentindo dor, né? Mas abandonar o tratamento não é necessário, nesse caso. Até mesmo porque, segundo o dentista, existem técnicas modernas que controlam a sensibilidade dentária. Quanto a possíveis alternativas para aliviar as dores, o profissional orienta: “Primeiramente o paciente deve informar ao dentista sobre essa sensibilidade. Então, o especialista poderá analisar o caso e, possivelmente, indicará o uso de gel regenerador diário que trará mais conforto ao paciente “

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Djalma Faria - Ortodontista e Especialista em Visagismo Facial
Campinas - SP
CRO-SP: 59104

Mais Matérias: Clareamento Dental
Clareamento dental caseiro funciona? Especialista revela técnicas que devem ser evitadas e qual é a mais segura para alcançar um sorriso branco
Clareamento Dental
Clareamento dental caseiro funciona? Especialista revela técnicas que devem ser...
Ter um sorriso branco é o objetivo de muitas pessoas. A forma mais eficaz e segura de alcançar esse...
com a participação de:
Igor Puga
CRO-RJ 28418
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e manutenção do tratamento
Clareamento Dental
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e...
Você fez clareamento dental e finalmente conquistou aquele sorriso branco que tanto queria. Agora, as preocupações acabaram e não é mais necessário ter aqueles cuidados minuciosos com os dentes, certo? Errado! Muita gente pensa que depois do clareamento não precisa mais se preocupar com a saúde...
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes brancos por mais tempo?
Clareamento Dental
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes...
Engana-se quem pensa que basta fazer  clareamento dental para conquistar dentes brancos por toda a vida. Na...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento estético odontológico?
Clareamento Dental
Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento...
Realizar procedimentos estéticos é o sonho de muita gente e, graças aos avanços da...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Odontologia estética: o que é? Quais tratamentos são feitos? Conheça os benefícios da especialidade para a saúde bucal
Clareamento Dental
Odontologia estética: o que é? Quais tratamentos são feitos? Conheça os benefícios da...
Depois da saúde, a estética é um dos elementos mais buscados pelos pacientes nos consultórios dentários. Muito mais do que receitar um clareamento dentário, essa especialidade da odontologia é capaz de realizar outros tratamentos restauradores, como a aplicação de lentes de contato bucais e...
Clareamento dental caseiro: 6 passos para um tratamento de sucesso junto ao seu dentista
Clareamento Dental
Clareamento dental caseiro: 6 passos para um tratamento de sucesso junto ao seu dentista
Ter dentes brancos é o sonho de muita gente e, graças aos avanços da dentística,...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7