A sensibilidade dentária é um problema comum entre os pacientes. “Ela é ocasionada pelo desgaste da superfície do esmalte do dente ou exposição da raiz dentária em casos mais graves”, explica Kalina Diniz. Além disso, as manifestações da sensibilidade dentária pode aparecer durante a alimentação, provocando dor no paciente. E um dos grandes incômodos para quem tem sensibilidade dentária é o chocolate. Pensando nisso, a dentista conversou com o Sorrisologia e trouxe explicações sobre cuidados e tratamentos.

Diversos fatores podem provocar sensibilidade dentária

Se você sente incômodo ou sensação de choque ao consumir determinadas bebidas e alimentos, como quente e frio por exemplo, pode estar passando por um quadro de sensibilidade dentária. “Ela é um problema que afeta diretamente a polpa do dente”, esclarece a profissional. Por isso, é importante prestar atenção como anda sua saúde bucal. E ainda, a odontologista destacou os principais fatores que podem vir a provocar esse quadro, como trincas no esmalte, bruxismo, periodontite, abrasão e início de cáries ou recidivas.

E o chocolate pode estimular esse quadro?

Para pacientes que já estão com sensibilidade dentária, comer um doce pode acabar tornando-se um momento de grande incômodo. E uma das opções de açúcar mais amada é o famoso chocolate. Por isso, o alimento acaba fazendo papel de um estimulante para a sensibilidade. “Após o desgaste do esmalte, o qual protege o dente dos estímulos externos, há uma exposição da dentina causando uma sensibilidade ao mastigar ou comer alimentos doces, como o chocolate”, explica Kalina. Entretanto, esse doce favorito não precisa ser evitado. Nesses casos, o paciente é indicado a procurar um cirurgião-dentista. Assim, o diagnóstico sobre a sensibilidade será descoberto e encaminhado para o melhor tratamento.

Tratamento para os casos de sensibilidade dentária

Assim como ressaltado acima, a sensibilidade dentária pode ser provocada por diversos fatores. “Cada motivo determina o nível de sensibilidade e, por consequência, o tratamento necessário”, indica a dentista.  Os pacientes com esse tipo de incômodo podem chegar até a cura do problema. “É possível tratar a sensibilidade e recuperar a saúde bucal”, completa ela. No consultório, a dentina exposta pode ser recoberta com ajuda de produtos à base de flúor e resinas, por exemplo.

Conheça alguns dos tratamentos para esse problema!

Já pode ficar tranquilo, pois a sensibilidade dentária pode ser contornada sim. Vale lembrar que um importante cuidado são as visitas periódicas ao dentista, que podem ajudar no diagnóstico precoce. E ainda, a profissional destacou outros possíveis tratamentos:


- Creme dental específico com elevada concentração de flúor;
- Boa higienização;
- Escovas de cerdas mais macias;
- Flúor tópico, para proteger os dentes, e o flúor verniz, caso há sinal de cárie;
- Laserterapia.


Por fim, você não precisa abrir mão para sempre do seu chocolate. As opções meio amargo são as mais indicadas, já que a menor quantidade de açúcar contribui para sua saúde bucal.