O dia está bastante corrido. Com tanta coisa para fazer, você mal teve tempo de almoçar, que dirá de escovar os dentes. Para tentar resgatar a sensação de frescor ao hálito, uma bala de menta pode ajudar, certo? Na verdade, não muito. Pode ser que o sabor do doce mascare o problema por alguns minutos, mas depois de um tempo, tudo volta o estágio inicial... ou fica pior. Para entender o que acontece quando você escolhe disfarçar o mau cheiro com outra estratégia que não seja uma boa escovação, conversamos com a dentista Thalita Costa sobre o assunto.

Sensação de limpeza não significa dentes limpos

Mesmo que não seja o ideal, é inegável que o mau hálito pareça se resolver depois de um chiclete, não é mesmo? Esse efeito só acontece devido a estimulação da produção de saliva com a mastigação. A dentista explica que isso, de certa forma, lava a boca de forma efetiva, mas não cumpre o papel feito pela escovação, que é o de combater o mal pela raiz. Esses alimentos são, portanto, falsas soluções para o problema se o que você deseja é uma boca saudável.

Entenda o que acontece na sua boca

Para deixar claro que nenhum alimento é capaz de substituir a escovação, Thalita explica que o que parece ajudar, pode, na verdade, atrapalhar. “Maçãs, frutas e chicletes, mesmo os sem açúcar, favorecem o crescimento acelerado de bactérias, gerando placas tanto no dente como na língua, favorecendo o mau cheiro”. Assim, mesmo que o odor seja neutralizado, o método só mascara a situação, favorecendo o crescimento de bactérias e piorando ainda mais o mau cheiro.

Segundo a dentista, o que acelera esse crescimento bacteriano é o tipo de açúcar ingerido. As sacaroses - presentes em balas, chicletes açucarados e chocolates - fazem com que a placa se desenvolva rapidamente e com isso, o dente se desmineralize também. Já no caso das frutas, que têm a frutose em sua composição, a em velocidade é um pouco menor, mas a ação é igualmente prejudicial para a saúde bucal.

Equilibrando a rotina e os bons hábitos de higiene

Se no meio do dia a sua língua já está branca, não importa há quanto tempo você escovou os dentes, esse pode ser um indicativo de mau hálito. A dentista orienta que, se não tiver um kit de higiene oral em mãos, a ingestão abundante de água pode ajudar, já que o líquido consegue limpar a boca, mesmo que superficialmente. Agora, para resolver o problema de uma vez por todas, a solução é a escovação correta. “Sabemos que o mau hálito vem nas horas que a gente menos quer. Então aí vai uma dica: tenha sempre uma escova de dentes e creme dental dentro de sua bolsa ou mochila”, aconselha.