Tão coloridos e de tantos sabores…que criança não adora um chiclete? Seja pela refrescância ou simplesmente pelo prazer de um docinho, o chiclete continua fazendo parte da vida dos adultos também. Todo mundo já ouviu aquele aviso clássico da mãe que "chiclete dá cáries nos dentes". Será que é verdade mesmo? "O chiclete com açúcar pode tirar o cálcio dos dentes e realmente causar cárie”, alerta o ortodontista Mário Ito. É pensando nisso que cada vez mais surgem no mercado diversas marcas de chiclete sem adição de açúcar, que podem ser uma opção para quem não dispensa a goma de mascar, mas não quer prejudicar os dentes.

Mascar chiclete estimula a produção de saliva

Sabia que o chiclete pode trazer benefícios para a saúde bucal? Talvez sua mãe nunca tenha contado essa parte a você, né? Mas Mário explica: "Ao mascar o chiclete, as glândulas salivares são estimuladas a produzir mais saliva, que ajuda na limpeza dos restinhos de alimentos nos dentes, além de diluir os ácidos que são produzidos pelas bactérias presentes na boca”. Só não vale confiar apenas no chiclete para essa tarefa, o.k.? O consumo de água, por exemplo, é mais saudável e produz o mesmo efeito.

Então chiclete faz mal?

Pra não ser um vilão para nossos dentes, o chiclete escolhido precisa ser na versão sem açúcar. “Contanto que o consumo não seja exagerado e a mastigação, por um período muito prolongado, porque isso pode causar problemas na mandíbula", alerta o especialista. O chiclete ajuda também a purificar o hálito ao longo do dia e faz uma limpeza rápida nos dentes, embora nunca deva substituir a boa e velha dupla de escovação e fio dental.

Mas o que seria chiclete sem açúcar? A dica é procurar pela palavra “xilitol”. Ele tem o mesmo poder adoçante do açúcar, mas o diferencial está na proteção para os dentes. As bactérias presentes na boca não conseguem fermentá-lo, o que impede a formação da cárie. Então, para quem adora andar com um pacotinho de chicletes para todo momento, fique tranquilo. Está liberado, desde que seja sem açúcar e com a higiene bucal sempre em dia.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Mario Ito - Ortodontista
Mogi Das Cruzes, SP
CRO-SP 40811