No ritmo de vida intensa dos dias atuais é comum surgir o estresse e a ansiedade motivados pelas preocupações e compromissos do dia a dia. Esses sentimentos, quando não tratados, invadem as noites e impedem o relaxamento necessário para um sono tranquilo que, consequentemente, prejudicam a saúde. E todo mundo sabe que uma noite mal dormida pode comprometer todo seu dia, impossibilitando seus afazeres rotineiros. Você não pode perder tempo, não é?

Mas ainda bem que a natureza nos proporciona uma infinidade de plantas medicinais para combater o problema que, com uma água quentinha, transforma-se num delicioso chá para acalmar, proporcionar um conforto maravilhoso e melhorar suas noites de sono.

Chás são um complemento à saúde

É importante lembrar que esses chás funcionam como um auxiliar. Para a nutricionista Margareth Quiterio, sua efetividade depende do nível de estresse e da carga emocional que cada um esteja passando. "É preciso lembrar que os chás agem como um auxiliar. Caso não haja melhora do quadro, deve-se procurar um médico. O tratamento com plantas medicinais (fitoterapia) auxilia no equilíbrio orgânico, juntamente com outras terapias que passam pela alimentação, exercícios físicos, respiratórios e meditação", comenta.

Está nervoso? Tome um chá

"Os chás ajudam a relaxar, ter uma boa noite de sono e ainda possuem propriedades diuréticas e antioxidantes. Os calmantes são fáceis de preparar e, quando ingeridos diariamente, ajudam o indivíduo a ter um padrão de vida mais tranquilo", comenta a profissional. O ideal é tomar três xícaras ao dia, de forma que a última seja tomada pouco antes de dormir.

Os chás mais recomendados

1. Camomila

O chá de camomila é facilmente encontrado não apenas em sachês nos supermercados, como também na forma natural em lojas especializadas. Seu principal efeito é o calmante, mas também age no alívio de dores, regula o intestino, reduz os níveis de cafeína no sangue, auxilia no processo de cicatrização, além de ter ação antiinflamatória.

2. Erva-cidreira

Para quem sofre de insônia e ansiedade, essa é uma boa sugestão para ficar calminho. O chá de erva-cidreira, além de ser uma delícia e relaxar os nervos, é bom para combater os gases, aliviar cólicas intestinais, controlar ciclos menstruais e ajudar na digestão.

3. Capim-limão

O chá de capim-limão, composto por óleos essenciais, age contra a insônia e gases intestinais. Ele também é indicado em casos de gripe e febre, trata dores de cabeça e cólicas menstruais além de controlar a ansiedade.

Outros chás com propriedades calmantes: passiflora, alecrim, jasmin, valeriana e erva-de-são-joão.