Você já ouviu falar em carvão para os dentes? Um assunto que vem ganhando bastante visibilidade nos últimos tempos é quanto ao uso do carvão ativado e seus benefícios para o organismo. Já se sabe que essa substância possui um alto poder de detox, mas além disso, o seu uso pode favorecer partes do corpo como a pele, os cabelos e até mesmo os seus dentes! Com uma facilidade enorme para remover manchas superficiais causadas por alimentos e bebidas como o café ou o vinho, o carvão ativado realmente “limpa” os dentes, deixando-os com um aspecto bem mais branquinho? Entenda!

Carvão ativado “limpa” os dentes? Essa técnica é segura?

Apesar de ser uma questão um tanto polêmica, o carvão tem essa função sim! Mas nada de sair por aí esfregando o carvão nos dentes: hoje em dia, há produtos que contêm essa substância que não oferecem quaisquer riscos à saúde bucal do paciente. No entanto, é importante investir em produtos que passaram pela aprovação da Anvisa, garantindo que não haverá consequências desagradáveis. Logo, essa prática pode, sim, ser segura, mas antes de mais nada é importante visitar o seu dentista para bater um papinho sobre o assunto e verificar se o produto pode ser recomendado para você.

Como fazer a aplicação do carvão?

Ao contrário do que se pensa, o carvão não deve ser aplicado diretamente no dente, e muito menos de qualquer forma. Existem produtos específicos que podem auxiliar no clareamento dental, como por exemplo cremes dentais, enxaguantes bucais e até mesmo escovas de dentes que possuem cerdas feitas com o material. É através do uso desses apetrechos específicos que a aplicação deve ser feita. Então agora você já sabe: nada de pegar qualquer produto que contenha carvão ativado e esfregá-lo diretamente na superfície dental, hein? Além do mais, vale destacar que o ideal é utilizar produtos testados e aprovados por especialistas no assunto.

Converse com o seu dentista

Como já foi dito, sentar para conversar com um expert no assunto é fundamental para entender de que forma o carvão ativado pode ajudar o seu sorriso e quais são os produtos indicados por ele para isso. Além disso, este também é o momento ideal para tirar todas as dúvidas a respeito do assunto e buscar maiores orientações quanto ao seu uso e aplicação. Então antes de começar a tentar realizar qualquer procedimento por conta própria, não se esqueça de que é fundamental marcar uma consulta com um profissional para evitar possíveis transtornos e frustrações.