Se você é um leitor assíduo de Sorrisologia, já sabe que a higienização da boca tem que ser uma preocupação diária. Não podemos esquecer a rotina de cuidados em dia nenhum e isso inclui durante o carnaval. Pode não parecer, mas até sua saúde bucal pode ser comprometida sem os cuidados certos nessa época. Para aproveitar os dias de diversão ainda mais, nosso time separou algumas dicas que podem fazer toda a diferença para o seu sorriso durante o carnaval. Veja como ficar longe do mau hálito e quais cuidados você deve ter com a sua saúde.

O consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado

Durante o carnaval o consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar, mas é importante ter cautela e moderação. Além de não fazer muito bem para a saúde, o álcool, combinado com o calor pode provocar uma desidratação nos foliões. Porém, a boca também sofre essa desidratação, mas na saliva, que passa a ficar mais escassa deixando de fazer sua principal função: proteger a boca. A região sem sua primeira proteção é uma porta de entrada para doenças e problemas bucais como cárie, gengivite, erosão dentária e até mesmo o mau hálito.

Dica: Ter um pouco de água pode te salvar de vários estresses durante os blocos. Não só a água é uma ótima aliada contra o mau hálito, como ela também vai deixar a região bucal livre de bactérias, incentivando a produção de saliva. Procure intercalar o líquido à ingestão de bebidas alcoólicas E, se você planeja dançar e curtir bastante, a garrafinha vai ser ótima para repor todo o líquido corporal perdido com o suor. ;)

Proteja seus lábios do sol e do herpes

No carnaval é comum passar mais tempo exposto aos raios solares, seja para quem é de blocos ou para quem deu aquela fugidinha e viajou para região de praia. Mas sabemos também que não devemos relaxar nesse cuidado. O protetor solar deve ser aplicado minutos antes de pegar sol. Não somente pensando nos cuidados com a pele, o excesso de sol também pode desencadear crises de herpes labial, uma complicação bem chata e sem cura que causa bastante dor. Para evitar esse quadro, lembre-se de proteger seu lábios. Hoje já existem protetores labiais com filtros de raio UV. Além disso, não se esqueça de se alimentar e dormir bem para manter a imunidade alta.

Fique longe do mau hálito nos dias de folia com os cuidados certos

O clima de paquera está sempre no ar durante os blocos e festas! Trocou olhares com alguém interessante? Nessas horas, o que os foliões menos querem é qualquer resquício de mau hálito. A notícia boa é que, para ficar longe desse problema, não é preciso de muito. Com uma boa higienização bucal o paciente já pode mandar o mau cheiro para bem longe. Existe também outros pequenos hábitos que podem te ajudar: uma boa hidratação, a ingestão de fibras, o consumo frequente de líquidos e uma alimentação regular e de qualidade. Todos esses hábitos garantem um hálito puro e fresco durante os dias de folia, sem espantar ninguém. ;)

Mononucleose é bem comum durante o carnaval

Já que estamos falando do assunto, um outro cuidado importante para o carnaval é se proteger das doenças transmitidas pelo beijo. A mononucleose é conhecida como a doença do beijo exatamente por conta disso. Os sintomas podem demorar bastante para aparecer, mas no geral, muitos pacientes reclamam de fadiga, febre, inchaço nas glândulas e dores no corpo. Mas você pode se prevenir desse quadro simplesmente tomando cuidado com o contato íntimo com muitas pessoas. Uma outra dica de prevenção é não deixar sua imunidade baixa, sempre pensando na sua saúde. Para isso, lembre-se de ter boas horas de sono, alimentar-se bem e se hidratar. E ao sinal de qualquer sintoma, procure ajuda profissional e não deixe de se cuidar!