A alimentação é um fator muito importante quando falamos de saúde. Se tratando da saúde bucal,então, esse é um aspecto bastante significativo. A cárie é uma doença bucal estritamente ligada à dieta, e que pode trazer muitos prejuízos ao sorriso. Normalmente, logo associamos esse quadro ao excesso de ingestão de alimentos doces, ricos em açúcar. Apesar do exagero nessas comidas ser prejudicial, eles não são os únicos causadores dessa doença. Os alimentos ricos em amido, por exemplo, também podem ser responsáveis por ela. O dentista Robson Caumo explica!

Alimentação pode aumentar as chances de cáries

Uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, favorece muito o aparecimento das cáries. “Isso acontece porque esses alimentos dão "combustível" para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, ocasionando as cáries”, explica o profissional. As bactérias presentes na cavidade bucal usam os açúcares vindos da dieta para formar esses ácidos. Quando não ocorre a correta remoção da placa bacteriana, mais esse processo se desenvolve, se tornando cada vez mais danoso aos dentes.

Não são só os doces que favorecem essa doença

Biscoitos recheados, chocolate, balas e chicletes são tão perigosos para o dente que são conhecidos como “bombas cariogênicas”. No entanto, ao contrário dos que se costuma pensar, os alimentos doces não são os únicos vilões que atuam contribuindo para o surgimento de cáries. “Carboidratos ricos em sacarose também propiciam o aparecimento delas”, esclarece. Bebidas como os refrigerantes também são outra grande fonte cariogênica.

Outros alimentos que são ricos em carboidratos, entre eles também alimentos salgados, podem ser prejudiciais à saúde bucal da mesma forma. Cereais e grãos, feijões, milho e até mesmo alguns legumes como a batata são ricos em amido, um tipo de carboidrato. Portanto, não é apenas ao consumo de doces que devemos ficar atentos!

Saiba os cuidados necessários para se prevenir contra a cárie

Acontece que grande parte desses alimentos estão na alimentação diária das pessoas, e como não dá para ficar sem comer, é preciso se cuidar de outras formas. “Sem dúvidas, a principal forma de se prevenir contra as cáries é fazendo uma boa higiene oral”, afirma o dentista. Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e fazer uso do fio dental diariamente, principalmente antes de dormir, são os principais cuidados a serem tomados. “A ingestão moderada de alimentos açucarados e de carboidratos também ajuda muito no controle das cáries”, ele indica. No entanto, não precisa eliminá-los do seu cardápio! O ideal é manter uma dieta equilibrada. Além disso, o simples ato de escovar bem os dentes após a ingestão destes tipos de alimento já diminui consideravelmente o risco de desenvolvimento das cáries.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Robson Caumo - Ortodontista e Especialista em DTM
Niterói - RJ
CRO-RJ: 30043