Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
28.12.2018

Cárie na fase adulta: veja sintomas e tratamento para a doença bucal

  Não! Cárie não acontece só em crianças. Adultos e idosos também podem apresentar o problema bucal
Não! Cárie não acontece só em crianças. Adultos e idosos também podem apresentar o problema bucal

Expert

Fátima Zanin

Fátima Zanin

CRO: 196.333

Diretora Clínica e Científica do Instituto Brugnera Zanin. Mestre em Diagnóstico com Fluorescência a Laser e doutorado em Clínicas Odontológicas na área de Cariologia – pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com tese no tema “Remoção da Lesão de Cárie e Resina Composta com Laser”.

Adultos também podem ter cárie? A especialista em diagnóstico Fátima Zanin diz que sim! Por mais que os cuidados com a boca mudar conforme a idade, como muitos problemas bucais, a cárie ainda é um problema que ninguém está livre. Essa complicação pode ser causada pela escovação insuficiente, pela grande ingestão de doce ou por uma rotina de higienização incompleta. Por isso que, em crianças e idosos, ela é sim mais comum de acontecer, mas que a fase adulta não está imune. A especialista explica por que e como se prevenir do problema.

Além das crianças, a doença também pode ser comum em idosos

Como surge cárie em crianças? Isso acontece porque os pequenos costumam ter uma ingestão muito grande de açúcares, refeição também favorita de alguns microrganismos. Dessa forma, esses pequenos agentes se proliferam na área, também devido às dificuldades de escovação das crianças. Por isso, a especialista alerta às mamães e aos papais. “O atendimento odontológico materno infantil deve começar desde a gestação com orientações de saúde, alimentação e higiene oral”, comenta ela.

Com os idosos também não é muito diferente. Esses pacientes passam pelas mesmas dificuldades que os pequenos e ainda tem de lidar com alguns problemas de saúde. Especificamente nessa época, é comum que aconteça uma diminuição na quantidade de saliva. Pode não parecer, mas esses fluidos têm muitos benefícios para a saúde bucal. A diminuição pode aumentar a acidez na região, o que acaba causando uma desmineralização da superfície do dente. “Isso cria uma tendência ao paciente para desenvolver mais lesões de cárie, quando os cuidados adequados à neutralização e remineralização não são tomados”, completa a profissional. Para tratar desse problema, pode-se contar com o uso da saliva artificial e com tratamentos de acompanhamento do dentista.

É possível ter cárie na fase adulta?

Sim! Ela pode ser causada pela diminuição do fluxo salivar ou por outros problemas. Mas se esse quadro aparece na fase adulta, provavelmente, a causa está na falta de higienização adequada. Os agentes se proliferam na região bucal sempre que não é feita a limpeza e principalmente quando há uma ingestão regular de doces. Por isso que é tão comum que a doença aconteça. “O Brasil é ainda um país que apresenta altos índices de cárie”, alerta ela.

A prevenção da cárie está na higienização

“Quando se fala em preservar a saúde dental e prevenir a cárie, devemos ressaltar a importância da higiene bucal e uma alimentação e hábitos saudáveis”, indica a especialista. O ideal é que o paciente faça a escovação com todas as indicações dos dentistas e seguir a higienização com o uso do fio dental. Por mais fininho que seja, ele é capaz de remover as bactérias que ficam entre os dentes e não são retiradas pela escova. Além disso, não esqueça de manter suas consultas regulares com os profissionais. Ir ao consultório garante a prevenção e o diagnóstico precoce de qualquer problema bucal. Lembre-se o quanto antes você detectar um problema, melhor ;)

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fátima Zanin - Especialista em Diagnóstico com Fluorescência a Laser e doutorado em Clínicas Odontológicas na área de Cariologia
São Paulo - SP
CRO: 196.333

Mais Matérias: Cárie
Posso cuidar das cáries em casa?
Cárie
Posso cuidar das cáries em casa?
Não é incomum encontrar uma cárie no dente e lidar com os diferentes sintomas que esse...
com a participação de:
Ana Elisa da Silva
CRORS 13490
O que é uma cárie inativa?
Cárie
O que é uma cárie inativa?
A cárie é um problema bastante comum na vida da população brasileira. Ela é causada por bactérias acumuladas na boca que destroem o esmalte dos dentes . Como esses microorganismos são imperceptíveis ao olho humano, cuidar dos dentes se torna algo essencial para evitar esse problemas e zelar pela...
O que pode causar um dente furado? Cárie, fratura, desgaste na obturação... conheça 5 fatores
Cárie
O que pode causar um dente furado? Cárie, fratura, desgaste na obturação... conheça 5...
Ter bons hábitos alimentares e uma rotina regrada de higiene bucal é imprescindível para...
com a participação de:
Ana Araújo
CRO-RJ: 19.220
Dente furado: o que fazer? É possível recuperá-lo? Quais são as causas do problema bucal? Dentista explica!
Cárie
Dente furado: o que fazer? É possível recuperá-lo? Quais são as causas do problema...
Você notou a presença de um dente furado na boca? Esse problema é muito comum em pessoas que...
com a participação de:
Kalina Diniz
CRO-SP: 110560
Cárie de mamadeira: o que é, como pode afetar a saúde bucal do bebê, tratamento e as principais dúvidas sobre a doença
Cárie
Cárie de mamadeira: o que é, como pode afetar a saúde bucal do bebê, tratamento e as...
A cárie é uma doença bucal que atinge todas as idades . Mas, por sua principal causa ser o...
com a participação de:
Simone Rocha de Moraes Bastos
CRO-RJ: 40813
Cuidados após o tratamento de canal: o que comer? O que evitar? O dente perde a sensibilidade? Entenda o que muda depois do procedimento
Cárie
Cuidados após o tratamento de canal: o que comer? O que evitar? O dente perde a sensibilidade?...
O tratamento de canal é, certamente, um dos procedimentos odontológicos mais conhecidos entre os pacientes. Acontece que, como qualquer outra cirurgia delicada, o tratamento de canal também exige alguns cuidados específicos durante o pré e pós-operatório, que podem variar de acordo com cada paciente e...