A presença de cárie nos dentes é muito mais influenciada pela má qualidade de higiene bucal do que propriamente pelo o que você come. Quando nos alimentamos e não escovamos os dentes corretamente, as bactérias que já estão na nossa boca usam os carboidratos para se multiplicarem, formando a placa bacteriana. Mas e quando se trata de uma cárie adquirida pelo tratamento da radioterapia? Infelizmente isso é possível e a estomalogista Dulce Helena Cabelho tirou algumas dúvidas sobre essa complicação bucal.

Como acontece?

Pacientes que se submetem ao tratamento oncológico apresentam muitas alterações bucais e que trazem consequências aos dentes. A cárie de radiação é um dos efeitos colaterais do tratamento pós-radioterapia. "Esse problema bucal provoca amolecimento dos tecidos dentais causando fratura e dor intensa", afirma. Além disso, não há um tipo de lugar específico para essa cárie se manifestar. A doença bucal pode atingir todas as regiões dentais, provocando a quebra dos dentes, sem nem precisar tocar neles. Muito chato, né?

Cárie normal x Cárie de radiação

Os sintomas dessa cárie não são muito diferentes para os sintomas da lesão cariosa normal, segundo a especialista. "A diferença clássica entre a lesão cariosa e a cárie de radiação é que nesta, os tecidos dentais apresentam-se amolecidos e são facilmente removidos por curetas até atingir a polpa dental sem esforço", explica a profissional. 

O tratamento depende de alguns fatores

O tratamento para esse problema bucal vai depender muito de cada paciente e suas especificidades. "Existem protocolos de prevenção variáveis, baseados em situações bucais também variáveis. Relacionam-se a idade, tamanho da neoplasia maligna, entre outros fatores", conta a especialista. Não entre em desespero, se você passou por sessões de radioterapia, mesmo que não desconfie de nenhuma cárie, vale uma visita ao dentista para checar se está tudo bem. Procurar o profissional adequado é ideal para avaliar o seu problema e assim ser orientado sobre o procedimento certo.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dulce Helena Cabelho Passarelli - Estomatologia, Patologia Bucal e Laserterapia
São Paulo, SP
CRO-SP: 35856