Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
18.04.2018

Cárie de mamadeira: entenda mais sobre esse quadro e como prevenir seu bebê da doença bucal

 A cárie de mamadeira é um problema comum entre os bebês. Saiba como prevenir esse quadro com as orientações da especialista
A cárie de mamadeira é um problema comum entre os bebês. Saiba como prevenir esse quadro com as orientações da especialista

Expert

Vânia Côrtes

Vânia Côrtes

CRO PR 14.282

Graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná 2002; Especialista em Odontopediatria pela Universidade Federal do Paraná 2004; Habilitada para Sedação com Óxido Nitroso e Oxigênio – Universidade Positivo; Palestrante no Curso de Amamentação da Sociedade de Mulheres Médicas do Paraná; Atua em consultório particular desde 2002.

Seu bebê constantemente pega no sono mamando sem dar tempo de higienizar a boca dele depois? Fiquem atentos, papais e mamães, esse hábito pode ser prejudicial. Isso porque ele é um facilitador do surgimento de cárie de mamadeira. Já ouviu falar? A odontopediatra Vânia Côrtes comentou a importância da higiene bucal dos pequenos desde cedo e os riscos de uma cárie para a saúde bucal da criançada.

O que é cárie de mamadeira?

A cárie é a doença bucal que mais acomete pacientes no mundo todo. Seu aparecimento pode acontecer ainda nos primeiros anos de vida, mesmo com os dentes de leite ainda em formação na cavidade oral. Nessa faixa etária, é comum casos da denominada cárie de mamadeira. “É uma cárie de progressão rápida que compromete principalmente os dentes anteriores e superiores, pois esses dentes que ficam em maior contato com os líquidos que o bebê ingere”, explica a dentista. Vale destacar que os pequenos que ainda mamam no peito também pode ter a doença. Esse quadro pode ser provocado tanto pelo leite materno, como por sucos e chás.

Por que cárie de mamadeira?

É comum que muitas pessoas nunca tenham ouvido falar sobre o problema da cárie de mamadeira. Este fato está diretamente ligado aos pacientes que ela acomete, que, normalmente, são os bebês que mamam. “Pode comprometer os dentes de crianças que mamam no peito”, alerta a profissional. Tudo isso porque, quando o pequeno ingere líquidos adocicados em alta frequência e a higienização ideal não é realizada posteriormente à mamada, as bactérias começam a agir na cavidade bucal e resultam no aparecimento de cáries.

O perigo da cárie de mamadeira e como se prevenir

Em qualquer fase da vida, um problema de cárie não tratado corretamente pode agravar o quadro do paciente. E o mesmo acontece no caso de descuido com a higiene bucal dos bebês. “Os dentes desmineralizam, apresentam primeiramente manchas brancas e depois vão perdendo estrutura de esmalte e dentina, podendo causar dor, grandes destruições dentárias, e levar até à necessidade de tratamento de canal ou extrações”, alerta Vânia.

Para evitar esses acontecimentos, os cuidados com a cavidade bucal do pequeno não devem ser deixados de lado. A odontopediatra orienta sobre alguns deles, como realizar a limpeza após cada mamada, não deixar que a criança adormeça mamando, evitar alimentar o bebê durante a madrugada ou mesmo não dar líquidos adocicados com frequência ao longo do dia. Para completar, o acompanhamento do profissional desde cedo ajuda a orientar os pais e verificar como está a saúde bucal do pequeno.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vânia Côrtes - Especialista em Odontopediatria
Curitiba - PR
CRO PR 14.282

Mais Matérias: Cárie
Como evitar cáries no dente de leite?
Cárie
Como evitar cáries no dente de leite?
Ninguém pode negar: a cárie é a maior vilã da saúde bucal infantil. Causada pelo acúmulo de placa bacteriana na cavidade oral, a doença pode atingir os dentes de leite e trazer bastante incômodo para as crianças. A boa notícia é que existem algumas medidas simples e caseiras...
Posso cuidar das cáries em casa?
Cárie
Posso cuidar das cáries em casa?
Não é incomum encontrar uma cárie no dente e lidar com os diferentes sintomas que esse...
com a participação de:
Ana Elisa da Silva
CRORS 13490
O que é uma cárie inativa?
Cárie
O que é uma cárie inativa?
A cárie é um problema bastante comum na vida da população brasileira. Ela é causada por bactérias acumuladas na boca que destroem o esmalte dos dentes . Como esses microorganismos são imperceptíveis ao olho humano, cuidar dos dentes se torna algo essencial para evitar esse problemas e zelar pela...
O que pode causar um dente furado? Cárie, fratura, desgaste na obturação... conheça 5 fatores
Cárie
O que pode causar um dente furado? Cárie, fratura, desgaste na obturação... conheça 5...
Ter bons hábitos alimentares e uma rotina regrada de higiene bucal é imprescindível para...
com a participação de:
Ana Araújo
CRO-RJ: 19.220
Dente furado: o que fazer? É possível recuperá-lo? Quais são as causas do problema bucal? Dentista explica!
Cárie
Dente furado: o que fazer? É possível recuperá-lo? Quais são as causas do problema...
Você notou a presença de um dente furado na boca? Esse problema é muito comum em pessoas que...
com a participação de:
Kalina Diniz
CRO-SP: 110560
Cárie de mamadeira: o que é, como pode afetar a saúde bucal do bebê, tratamento e as principais dúvidas sobre a doença
Cárie
Cárie de mamadeira: o que é, como pode afetar a saúde bucal do bebê, tratamento e as...
A cárie é uma doença bucal que atinge todas as idades . Mas, por sua principal causa ser o...
com a participação de:
Simone Rocha de Moraes Bastos
CRO-RJ: 40813