Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
10.06.2021

Carboidratos podem prejudicar os dentes?

Entenda como os diferentes tipos de carboidratos podem afetar os dentes e a saúde bucal
Entenda como os diferentes tipos de carboidratos podem afetar os dentes e a saúde bucal

Se engana quem pensa que a alimentação não pode influenciar na saúde bucal. Na verdade, existem diversos alimentos que podem prejudicar os dentes e favorecer o surgimento de algumas doenças bucais, como a cárie. Nesse caso, os carboidratos tendem a ser os primeiros colocados da lista. Para entender o porquê disso, o time de Sorrisologia explicou como esse tipo de alimento pode afetar a saúde dental e o que fazer para prevenir esses riscos.

Carboidratos vs. saúde bucal: entenda como esses alimentos podem danificar os seus dentes

Ao contrário do que muitos pensam, o consumo excessivo de carboidratos não contribui apenas para o ganho de peso do paciente. Na verdade, esse tipo de alimento também pode trazer uma série de prejuízos para a saúde bucal. O motivo por trás disso é bem simples: eles são fontes de açúcar. Na prática, os carboidratos, especialmente os fermentáveis, favorecem o surgimento de cáries, já que o açúcar funciona como energia para ação das bactérias.

Além disso, uma dieta rica em carboidratos também pode diminuir o pH da boca e contribuir para a desmineralização dos tecidos dentais. Em casos mais severos de perda mineral, a cárie pode até mesmo destruir toda a coroa do dente - exigindo a realização de uma restauração dentária.

Os tipos de carboidratos que devem ser consumidos com moderação

Quando se trata da influência dos carboidratos na saúde bucal, os alimentos doces não são os únicos vilões. Embora algumas guloseimas, chocolates e chicletes sejam os primeiros a serem lembrados pelos pacientes, existem outros tipos de carboidratos que podem ser tão prejudiciais quanto esses.

Batata, pão e macarrão, por exemplo, são alimentos que grudam mais facilmente nos dentes, o que aumenta as chances de desenvolver bactérias e o surgimento de cáries. Além destes, sucos com corantes, cervejas e refrigerantes também são bebidas ricas em açúcar que podem causar danos ao esmalte dentário - resultando na deterioração dos dentes.

Saiba como prevenir os danos nos dentes causados pelos carboidratos

Diminuir a quantidade de carboidratos da sua alimentação nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, existem alguns alimentos dessa categoria que fazem parte da dieta de qualquer paciente, como arroz, pão e outros. No entanto, a boa notícia é que existem algumas medidas que podem ajudar a prevenir os danos causados por esses alimentos à sua saúde bucal.

Nesse caso, manter uma boa higiene bucal é o primeiro passo. Para isso, é importante investir em uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor para eliminar as bactérias existentes. Para aqueles que possuem um orçamento maior, a dica é apostar em uma boa escova de dentes elétrica que é capaz de remover até 100% da placa bacteriana.

Outro cuidado que também pode contribuir para o processo é o uso do fio dental uma vez ao dia. Além disso, vale ressaltar que é fundamental manter consultas regulares com o dentista para se certificar de que sua saúde bucal está protegida. Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor remédio. 

Mais Matérias: Saúde Bucal
Como limpar a língua: veja os sinais de que você não está fazendo isso corretamente
Saúde Bucal
Como limpar a língua: veja os sinais de que você não está fazendo isso corretamente
Não adianta: saber como limpar a língua é fundamental para sua saúde bucal. Além de prevenir a diminuição do fluxo salivar, o cuidado ajuda a combater o surgimento de cárie, mau hálito e outros problemas bucais que podem prejudicar o seu sorriso. Embora pareça uma tarefa...
Gengivite pode causar outros problemas bucais?
Saúde Bucal
Gengivite pode causar outros problemas bucais?
A gengivite é uma doença comum que pode comprometer bastante a sua saúde bucal. Causada pelo acúmulo de placa bacteriana, a condição apresenta sintomas como gengiva inflamada, mau hálito e inchaço no tecido gengival. Quando não diagnosticada e tratada corretamente, a gengivite pode trazer...
Cáseos amigdalianos: o que são e como afetam sua saúde bucal?
Saúde Bucal
Cáseos amigdalianos: o que são e como afetam sua saúde bucal?
Você já ouviu falar em cáseos amigdalianos? Popularmente conhecido como “bolinha na garganta”, o quadro é caracterizado pelo acúmulo de restos alimentares na boca. Geralmente, eles surgem em adultos e apresentam sintomas como mau hálito , garganta inflamada e dificuldade para engolir. Embora...
Quais práticas esportivas precisam de protetor bucal?
Saúde Bucal
Quais práticas esportivas precisam de protetor bucal?
Se você tem o costume de praticar esportes, já deve ter ouvido falar sobre o protetor bucal . Como o próprio nome já indica, o equipamento é o grande responsável por preservar os seus dentes, protegendo-os de possíveis impactos durante algumas práticas esportivas. Ainda assim, é comum que...
Harmonização facial: como saber se preciso desse procedimento?
Saúde Bucal
Harmonização facial: como saber se preciso desse procedimento?
A harmonização facial tem se tornado um procedimento estético de muita procura, sendo o...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Piercing labial: quais os danos para a saúde do dente?
Saúde Bucal
Piercing labial: quais os danos para a saúde do dente?
Se você está pensando em investir em um piercing labial, é importante ligar o sinal de alerta. Embora seja considerado um item de grande estilo, existe um fator que pode ser afetado pelo uso do acessório: a sua saúde bucal . Sim, isso mesmo! Dependendo dos cuidados e, principalmente do material utilizado na...