Elas deixam o seu sorriso mais colorido, mas também exercem uma função muito importante para o sucesso do tratamento ortodôntico. As borrachinhas do aparelho podem ser de diferentes tipos e cores, e precisam ser trocadas de tempos e tempos. Mas, e se por acaso você cansou da cor escolhida ou elas mancharam por algum motivo muito antes do tempo de retornar ao dentista… será que é possível fazer essa troca em casa? A ortodontista Tatiana Rysovas responde essa questão!

Diferentes tipos e funções

Muito mais do que colorir o sorriso ou deixar o tratamento ortodôntico mais divertido, as borrachinhas têm um papel muito importante nesse processo. Elas são responsáveis por “segurar” o arco do aparelho nos braquetes. “Os dentes vão se movimentar de acordo com a força e direção que precisamos e isso é definido justamente com essa combinação do fio encaixado no braquete”, explica a profissional.

Além disso, apesar de todas parecerem iguais, é importante lembrar que existem diferentes tipos de borrachinha de aparelho. Algumas são mais grossas, outras mais finas, algumas mais fortes outras mais fracas, e existem ainda as que são várias borrachas juntas. “Cada um desses modelos tem uma função, elas podem fazer encaixar melhor, segurar ou girar”, esclarece ela.

Elas precisam ser trocadas uma vez por mês!

Segundo Tatiana, de forma geral as borrachinhas são trocadas a cada 4 semanas, ou seja, uma vez por mês. Com o passar do tempo, a constante mastigação e as diferenças de temperatura, elas vão perdendo a força e já não exercem a mesma pressão. Isso faz com que o dente deixe de ser movimentado da forma necessária.

“Outra coisa muito comum que pode acontecer se as borrachinhas não forem trocadas é um acúmulo muito grande de placa bacteriana ao redor e até mesmo embaixo delas, entre o braquete e a borracha”, afirma. Esse acúmulo pode trazer muitos prejuízos para a saúde da sua boca! Ele pode resultar na descalcificação do esmalte ao redor do braquete, em uma inflamação gengival e também em mau hálito. Você não vai querer passar por isso!

Posso trocar a borrachinha do aparelho em casa?

Assim como todos os outros ajustes que precisam ser feitos durante o tratamento, a troca das borrachinhas deve ser realizada por um profissional, nas consultas de manutenção do aparelho. Seja porque você está cansado da cor, ou por qualquer outro motivo,quando chegar o momento de trocá-las, jamais faça isso em casa! A única exceção, segundo Tatiana, são casos raros em que o próprio dentista orienta, por estar com algo machucando, quebrado ou solto e a pessoa não tem como ir até a clínica.

“São inúmeros os riscos em fazer isso sem acompanhamento profissional”, alerta ela. O principal é que se cause uma sobrecarga para o dente, podendo movimentá-lo de forma indesejada, comprometendo a estrutura óssea e até mesmo as raízes dos dentes. Ou seja: fuja dessa! Faça a troca das borrachinhas no tempo ideal, sempre no consultório.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Tatiana Teixeira Rysovas - Ortodontista
São Paulo - SP
CRO-SP: 70447