Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
11.02.2020

Cálculo dental e tártaro são a mesma coisa? Saiba mais sobre o problema bucal

Expert

Camila Stofella Sodré

Camila Stofella Sodré

CRO-RJ: 40419

Especialista em prótese dentária, Mestre em odontologia com área de concentração em reabilitação oral/ prótese pela UVA, Doutoranda em Clínica Médica pela UFRJ/ Doutoranda em Clínica Médica pela UFRJ. Mestre em odontologia com área de concentração em reabilitação oral / prótese. Especialista em prótese dentária

Aquela placa amarelada que se forma nos dentes é conhecida como o famoso tártaro, também conhecido como cálculo dental, que se formou sobre os seus dentes e está indicando que talvez seja uma boa hora de você visitar o seu dentista. Você certamente já ouviu falar sobre o problema, ou já até vivenciou uma situação parecida, mas o que você realmente sabe sobre ele? O Sorrisologia entrevistou a cirurgiã-dentista Camila Stofella Sodré, que esclarece algumas questões sobre a patologia a seguir. Confira!

Cálculo e tártaro: existe diferença?

Apesar dos nomes diferentes, cálculo e tártaro são a mesma coisa e é um problema que pode interferir (e muito) no sorriso do paciente! “Ele consiste no endurecimento da placa bacteriana ou do biofilme dental presente na superfície do dente”, explica a especialista. Dessa forma, ele acaba adquirindo um aspecto de crosta de cor amarelada ou esbranquiçada.

Como o tártaro é formado?

Segundo a dentista, o tártaro pode ser formado sob a gengiva ou superfície dentária e acontece devido à calcificação da placa bacteriana que não foi removida corretamente durante a escovação dos dentes. Ou seja, o problema está diretamente ligado a uma boa higiene bucal, e se o paciente não cuidar do problema, as consequências podem ser um tanto desagradáveis. “Além de prejudicar a saúde dos dentes e gengivas, o tártaro não é estético e absorve manchas com maior facilidade. Pode também propiciar a ocorrência de cárie e a gengivite”, alerta.

Tratamento é feito por meio de raspagem

Se o tártaro se instalou no seu sorriso, não tem jeito: você precisa ir ao dentista para que um profissional resolva o problema. A remoção das placas calcificadas acontece por meio da raspagem, que é feita com instrumentos especiais e técnicas que apenas um especialista é capaz de desenvolver, segundo Camila. “Uma simples escovação é capaz de prevenir o tártaro, mas não de removê-lo devido a sua dureza”, explica.

5 dicas de como prevenir o tártaro

• Escovar os dentes regularmente pelo menos 3 vezes ao dia, após as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar)
• Optar por cremes dentais específicos, como o anti tártaro
• Usar fio dental
• Incluir o enxaguante bucal na rotina de higiene diária
• Visitar regularmente o dentista e realizar limpeza e profilaxia dentária (limpeza) de 6 em 6 meses

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Camila Stofella Sodré - Doutoranda em Clínica Médica pela UFRJ. Mestre em odontologia com área de concentração em reabilitação oral / prótese. Especialista em prótese dentária.
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 40419

Mais Matérias: Tártaro
Passo a passo da limpeza de tártaro: saiba como o procedimento é feito para evitar a gengivite e a periodontite
Tártaro
Passo a passo da limpeza de tártaro: saiba como o procedimento é feito para evitar a gengivite e...
O tártaro é um dos maiores inimigos da saúde bucal . Com ele, nossos dentes correm um risco maior de desenvolver doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite. Para que esses problemas não aconteçam, precisamos remover o tártaro através de uma limpeza. Você já passou por esse...
Tártaro nos dentes de leite: o tratamento é o mesmo para a dentição permanente?
Tártaro
Tártaro nos dentes de leite: o tratamento é o mesmo para a dentição permanente?
Descobrir que você está com tártaro não é uma notícia nada...
com a participação de:
Heloísa Crisóstomo
CRO: DF-CD-8149
Tártaro na contenção ortodôntica fixa: como remover? Maneiras de evitar o acúmulo de placa bacteriana atrás dos dentes
Tártaro
Tártaro na contenção ortodôntica fixa: como remover? Maneiras de evitar o acúmulo de...
Após o tratamento ortodôntico, alguns pacientes ainda precisam usar a contenção fixa por...
com a participação de:
Ana Araújo
CRO-RJ: 19.220
Tártaro pode causar doenças gengivais, como a periodontite. Entenda!
Tártaro
Tártaro pode causar doenças gengivais, como a periodontite. Entenda!
O tártaro - ou cálculo dental, como também é chamado - é um dos problemas bucais mais comuns entre os pacientes. Causado por pequenos deslizes na rotina de cuidados, como a falta de escovação e a ausência de fio dental, o quadro pode resultar em uma série de doenças a longo prazo, como...
Tártaro: o que é? Como ele é formado? Quais os tratamentos? Como evitar que esse problema se instale no seu sorriso?
Tártaro
Tártaro: o que é? Como ele é formado? Quais os tratamentos? Como evitar que esse problema se...
Um dos problemas bucais mais recorrentes é o tártaro , também chamado de cálculo dental e que se inicia com a instalação de pequenas placas em nossos dentes. Você provavelmente já ouviu falar sobre essa patologia, ou até mesmo já teve tártaro em algum momento da vida, mas...
Como remover a placa bacteriana?
Tártaro
Como remover a placa bacteriana?
O acúmulo de placa bacteriana (ou biofilme dental) nos dentes é um problema bastante comum porque...
com a participação de:
Sílvia Murta
CRO: 7730