Um sorriso branquinho é o que muita gente deseja, mas às vezes surgem alguns inconvenientes no caminho que atrapalham isso. O escurecimento ou amarelamento dos dentes pode acontecer por diferentes motivos, e dentre tantos mitos e verdades, será que o café pode ser considerado realmente um dos responsáveis pelas temidas manchinhas nos dentes? O Sorrisologia conversou com o odontólogo e especialista em estética Vinícius Barçal para esclarecer essa questão. Confira!

Café pode manchar os dentes?

De acordo com o especialista, a descoloração dos dentes geralmente está associada ao processo de envelhecimento natural do dente, mas também a fatores correlacionados com a pigmentação da dieta alimentar. “O consumo frequente de alimentos cromogênicos leva um amarelamento dos dentes, pois a estrutura dental possui “pequenos poros” por onde essas moléculas escuras podem penetrar e se ligarem a estrutura da dentina”, explica. Ou seja, a alimentação pode sim influenciar nesse processo, e o café faz parte dessa listinha. “O café é praticamente unanimidade entre os brasileiros e um dos principais fatores que mancham os dentes”, afirma Vinícius. Além disso, o especialista acrescenta outros alimentos que podem causar o mesmo efeito como: chocolates, chás, refrigerantes, beterraba, açaí, jamelão, molhos de tomate industrializados, sucos de uva, vinho tinto.

O café pode trazer outros riscos para a saúde bucal?

Além das manchas na superfície dentária, o profissional também alerta para um outro probleminha: “O café possui um pH muito baixo comparado ao da boca, causando desmineralização do esmalte, facilitando a aderência dos pigmentos que causam manchas e deixando a dentina desprotegida, aumentando a sensibilidade dental”. Então se você notou que seus dentes andam mais sensíveis de uns tempos para cá, pode ser uma boa hora para avaliar se o consumo excessivo de café pode ser uma das causas para isso. Procure um especialista e informe o que está acontecendo para que sejam tomadas as medidas necessárias.

É possível evitar o manchamento? Como?

Depois que as manchinhas se instalam no seu sorriso, não precisa se preocupar: o manchamento ou amarelamento dos dentes é totalmente reversível. De acordo com Vinícius, parte das manchas extrínsecas podem ser facilmente removidas com uma boa higiene bucal, ou seja, se você escovar os dentes direitinhos, pode remover as manchas mais superficiais sem grandes problemas. Além disso, o odontólogo também dá dicas de como evitar que as manchinhas apareçam nos dentes:
• Bochechar com enxaguatório bucal logo após beber um café
• Tomar sucos e refrigerantes de canudinho
• Comer uma maçã após tomar um café, pois ela ajuda a neutralizar o pH e aumenta a formação de saliva
• Beber bastante água

O clareamento dental pode ajudar

Conforme o especialista explica, o amarelamento ou escurecimento dos dentes só pode ser removido utilizando a técnica do clareamento dental. “O clareamento dental trata-se de um processo químico, onde os radicais livres provenientes do agente clareador penetram na estrutura dentária e realizam a oxidação das cadeias carbônicas que constituem as moléculas pigmentadas”. Apesar de não ser um tratamento permanente, essa é uma ótima medida para clarear o seu sorriso. No entanto, é importante ficar atento, pois quanto maior o consumo de alimentos ricos em corantes, mais rápido será possível perceber um novo escurecimento dos dentes.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vinícius Barçal - Odontólogo e Especialista em Estética
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 3979-7