Pingado, expresso, média... Seja qual for o tipo, a verdade é que os brasileiros são apaixonados por café. A paixão é tanta que desde 2005 existe uma data exclusiva para ser comemorada: 24 de Maio - Dia Nacional do Café. Entretanto, sabemos que o consumo dessa bebida pode causar o temido amarelamento dos dentes. Mas se você não abre mão deste líquido, confira essas dicas e faça delas um hábito. Seu sorriso branco vai agradecer!

Café e esmalte dentário

A cor dos dentes vem de uma camada interna que não podemos enxergar, chamada de dentina. O esmalte do dente funciona como uma cobertura da dentina, protegendo-a. Ou seja, cada vez que esse esmalte é afetado o dente fica mais exposto, aumentando a absorção de pigmentos do que comemos. O café entra nessa história toda por ser uma bebida não só pigmentada, mas ácida, e o ácido do café consegue tingir a superfície do esmalte. Então, para não correr esse risco, confira algumas dicas que podem ajudar.

1- Escove os dentes após o consumo

Para diminuir os danos que aquele café quentinho pode causar, a dica é escovar os dentes após consumir a sua dose diária de energia. Esse é o melhor jeito para evitar manchas nos dentes causadas por uma das bebidas mais consumidas no país. Dessa forma, o corante é removido rapidamente da superfície dentária, dificultando o amarelamento devido ao contato direto com a substância. Além disso, o flúor no creme dental mineraliza o esmalte, fortalecendo-o.

2- Bochecho com água

Se não puder escovar os dentes logo após tomar o seu café, aposte pelo menos em fazer um bochecho com água. Essa medida já ajuda a evitar que o corante ou a acidez fiquem na boca, além de devolver a saliva perdida. Sem produção de saliva suficiente para enxaguar a boca de forma natural, a coloração do café produz as desagradáveis manchas marrons ou amarela no seu sorriso.

3- Consuma alimentos detergentes

Outra maneira de dar uma mão para a higiene bucal nesse caso é comendo os chamados alimentos detergentes. Frutas como maçã e pera limpam superficialmente os dentes durante a mastigação e até previnem problemas bucais, como gengivite, mau hálito e cáries. As fibras desses alimentos aumentam também a produção de saliva e pH da boca, diminuindo a acidez. Aliado a esses cuidados é sempre bom evitar o consumo em excesso do café, sem a necessidade de eliminá-lo da sua vida. Basta tomar cuidados simples para não prejudicar o seu sorriso branquinho.