Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
20.08.2020

Buraco no dente pode ser cárie? Entenda os motivos dessa abertura e os riscos para a saúde bucal

Não é novidade para ninguém que a cárie pode trazer uma série de prejuízos à sua saúde bucal. Entre os mais comuns, estão a dor e a sensibilidade, que podem ser percebidas logo no estágio inicial da doença resultando em bastante desconforto. Mas será que a cárie também pode causar buracos nos dentes? Para esclarecer essa dúvida, o Sorrisologia entrevistou a especialista Camila Sodré que explicou os motivos por trás dessa abertura e os riscos que ela pode trazer para o seu sorriso.

Afinal, o buraco no dente é sinônimo de cárie?

Se você notou que o seu dente está com sinais de abertura, é importante ligar o sinal de alerta. De acordo com a dentista Camila, o buraco no dente, na maioria das vezes, é causado pela atividade da cárie dentária ou desgaste do material restaurador de uma cavidade pré-existente que foi tratada. Ou seja: a cárie pode ser o fator causador desse incômodo. “A doença em estágio mais avançado causa desmineralização do esmalte dentário devido a produção de ácidos que são liberados pelos microrganismos, resultando no buraco”, explica. Nesse caso, a desmineralização inicia-se como uma mancha branca e a sua progressão leva a formação das cavidades no elemento dentário.

O buraco no dente pode trazer riscos para a sua saúde bucal

Justamente por ser um sintoma de cárie, o buraco no dente pode oferecer grandes riscos à sua saúde bucal. Segundo a dentista, quando não tratada ainda no estágio inicial, a doença pode se tornar um grande problema. “A cárie dentária pode progredir e aumentar sua extensão atingindo a polpa dentária, sendo necessário, a partir desse momento, a realização do tratamento endodôntico”, afirma. Além disso, uma cárie não tratada pode causar dor, infecções e até mesmo a perda dentária, prejudicando a estética do seu sorriso. Por isso, ao notar algum buraco no dente ou qualquer outra mudança, como sensibilidade excessiva e alteração na coloração do elemento, é importante consultar um dentista de confiança para descobrir a origem do problema e, assim, iniciar o tratamento adequado para a cárie.

Saiba como tratar o buraco no dente e garantir um sorriso saudável

Assim como outros problemas bucais, o buraco no dente e a cárie exigem um acompanhamento para o tratamento. Nesse caso, o procedimento consiste não só na remoção do tecido cariado, como também na colocação de um material restaurador na cavidade. Além disso, a dentista revela que o tratamento também requer uma colaboração a mais dos pacientes. “É preciso que o paciente diminua o consumo de alimentos açucarados, que são potencialmente cariogênicos, e mantenha uma boa higienização bucal”, finaliza. Depois de um episódio de cárie, é importante ter em mente que é necessário mudar os hábitos para que isso não se repita, incluindo a ideia de que ter consultas periódicas com o dentista é o primeiro passo para prevenir novos casos de cárie e outras doenças bucais.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Camila Stofella Sodré - Doutoranda em Clínica Médica pela UFRJ. Mestre em odontologia com área de concentração em reabilitação oral / prótese. Especialista em prótese dentária.
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 40419

Mais Matérias: Cárie
Leite materno pode causar cárie nos dentes de leite? Profissional esclarece o assunto
Cárie
Leite materno pode causar cárie nos dentes de leite? Profissional esclarece o assunto
Os dentes de leite são grandes alvos da cárie dentária. Isso porque muitos os bebês e...
com a participação de:
Larissa Neves
CRO-SP: 136327
Dor de dente, boca seca: 5 problemas bucais comuns durante o inverno
Cárie
Dor de dente, boca seca: 5 problemas bucais comuns durante o inverno
O clima frio e seco são os primeiros anúncios da chegada do inverno. Além de ser a estação mais preguiçosa do ano, a temporada também é famosa por várias queixas dos pacientes odontológicos. Não é à toa que você costuma reclamar de dor de dente que antes...
Carie profunda precisa de tratamento de canal? Descubra como tratar o problema
Cárie
Carie profunda precisa de tratamento de canal? Descubra como tratar o problema
A cárie é, sem dúvidas, um dos problema bucais mais comuns no consultório...
com a participação de:
Vanessa Pires
CRO-RJ: 28875
5 doenças bucais que podem ter relação com a sua saúde mental: cárie, periodontite e várias outras!
Cárie
5 doenças bucais que podem ter relação com a sua saúde mental: cárie, periodontite e várias...
O sistema nervoso está interligado com todo nosso organismo, até mesmo com a nossa saúde bucal. Se você está sofrendo com problemas de ansiedade, depressão ou outras questões emocionais, muito provavelmente também vai ter complicações bucais por consequência disso. Para entender...
Cárie na terceira idade: é comum? Como prevenir? Quais os melhores tratamentos para os idosos?
Cárie
Cárie na terceira idade: é comum? Como prevenir? Quais os melhores tratamentos para os...
Engana-se quem acredita que a cárie só aparece em crianças. Com poucos fatores, os idosos...
com a participação de:
Basilio Pires de Figueiredo Filho
CRO-RJ: 5859
7 dicas de como manter seu bebê longe da cárie de mamadeira
Cárie
7 dicas de como manter seu bebê longe da cárie de mamadeira
As cáries costumam se iniciar como um problema bastante inofensivo , mas após um tempo, é...
com a participação de:
Simone Rocha de Moraes Bastos
CRO-RJ: 40813