Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
21.10.2019

Bruxismo noturno pode prejudicar uma boa noite de sono. Será que você sofre com esse problema?

Expert

Alexandre César

Alexandre César

CRO-SP: 52261

Dentista especializado em Implantodontia e Dentística Restauradora, atuando há mais de 25 anos em Estética Dental. Formado em Odontologia, pela faculdade Santo Amaro, e com Mestrado em Implantodontia. Entre os diversos cursos que realizou no Brasil e no exterior destaca-se os cursos de Atualização em Implantes Bicorticais e Osseointegrados e o American Dental Association Annual Sessions, em Orlando, Washington DC, São Francisco e Havaí. Atualmente é membro da Academy of Osseointegration, sócio da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) e Membro da Associação Brasileira de Odontologia Digital (ABOD).

O bruxismo é um dos problemas mais comuns e pode ser de dois tipos: de vigília ou noturno. O primeiro se manifesta durante o estado de consciência do indivíduo e pode ser mais facilmente percebido, já o segundo costuma acontecer de maneira inconsciente e involuntária durante à noite. Embora não pareça nada demais, essa desordem funcional pode afetar negativamente o seu sono, o que consequentemente reflete em uma piora na qualidade de vida do paciente. Conversamos com o especialista em implantodontia e dentística restauradora Alexandre César e ele explicou como isso acontece. Confira!

Como o bruxismo noturno se desenvolve?

É comum que o paciente não tenha a percepção de que tem bruxismo, principalmente quando ele se manifesta à noite em um estado inconsciente. Esse quadro é desenvolvido com o tempo e muitas vezes está relacionado ao estado mental do paciente, já que situações que envolvam muito estresse podem acabar desencadeando esse transtorno. “A pessoa começa a ranger os dentes durante a noite involuntariamente, e como no período de sono o fluxo de saliva e a lubrificação entre os dentes diminuem, o atrito entre os dentes acaba causando um barulho alto, fazendo com que pessoas próximas escutem”, explica o especialista.

Bruxismo prejudica o sono

De acordo com o dentista, o bruxismo pode prejudicar o sono pois existe contração muscular excessiva no período adormecido, o que causa fadiga nos músculos. “O bruxismo ocorre praticamente durante o sono REM, que é a fase do sono mais profunda, e não a noite inteira”, indica. O sono REM, no caso, é um momento bem específico do estado inconsciente onde os olhos mexem mais rápido e o cérebro funciona quase como se a pessoa estivesse acordado, fazendo com que os músculos se contraiam à medida que o paciente aperta os dentes.

Bruxismo tem cura?

Segundo Alexandre, alguns autores e pesquisadores afirmam que é possível curá-lo, mas outros contestam esse pensamento e alegam que não existe tal cura, mas é possível sim amenizar um quadro de bruxismo. Dessa forma, é preciso trabalhar e melhorar alguns fatores que podem causar esse quadro, visando maior qualidade de vida ao paciente, como a terapia. Atrelado a isso, há pelo menos quatro tratamentos que os dentistas costumam recomendar, de acordo com o especialista, e são eles: a placa de mordida (placa miorrelaxante), o botox, o laser e o aparelho TENS (Estimulação Elétrica Neural Transcutânea).

Atente-se aos sinais

Nem sempre é fácil perceber os sintomas do bruxismo, principalmente quando se dorme sozinho e não há ninguém para perguntar se você faz algum barulho à noite com os dentes. Porém, há sintomas que estão intrínsecos ao seu dia a dia e que podem estar relacionados a um quadro de bruxismo. O especialista destaca alguns:

• Raiva
• Estresse
• Tensão
• Ansiedade
• Insônia
• Depressão
• Apnéia
• Má oclusão

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alexandre César - Dentista especializado em Implantodontia e Dentística Restauradora
São Paulo, SP
CRO-SP: 52261

Mais Matérias: Bruxismo
Agravamento do bruxismo durante a quarentena: como melhorar os sintomas da disfunção sem sair de casa
Bruxismo
Agravamento do bruxismo durante a quarentena: como melhorar os sintomas da disfunção...
O coronavírus virou o mundo de cabeça para baixo . Além das medidas de higiene, a quarentena e...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Placa de bruxismo é a solução para acabar com a disfunção: mito ou verdade? Especialista esclarece a dúvida
Bruxismo
Placa de bruxismo é a solução para acabar com a disfunção: mito ou verdade?...
Que o bruxismo pode trazer uma série de complicações para a vida do paciente não...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Bruxismo
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Bruxismo ainda é um problema desconhecido por muita gente . Existem pessoas que sentem aquele apertamento da arcada dentária, dores constantes de cabeça, no maxilar e nos dentes, mas não fazem ideia do que se trata. Neste caso, é melhor ficar atento: se você vem presenciando esses sintomas, pode estar com um caso...
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Bruxismo
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o bruxismo , certo? O distúrbio causado pelo hábito de ranger ou esfregar os dentes é mais comum do que se imagina e pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Isso porque a doença pode causar novas complicações ao seu sorriso,...
O bruxismo diminuiu o tamanho dos meus dentes: o que fazer para recuperar a estrutura desses elementos?
Bruxismo
O bruxismo diminuiu o tamanho dos meus dentes: o que fazer para recuperar a estrutura desses...
Poucas coisas incomodam tanto quanto uma dor de dente causada pelo bruxismo. Essa disfunção, além de refletir em um enorme desconforto bucal, também pode resultar em problemas mais graves, como uma pulpite, DTM e até mesmo o desgaste dos dentes, diminuindo o tamanho dos elementos. O Sorrisologia entrevistou a...
Aparelho para bruxismo: tudo o que você precisa saber sobre o modelo
Bruxismo
Aparelho para bruxismo: tudo o que você precisa saber sobre o modelo
O bruxismo é uma disfunção que causa muitos problemas para a saúde bucal e bem-estar...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448