Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
17.10.2019

Bruxismo: especialista indica 7 dicas para voltar a dormir bem

Expert

Alexandre César

Alexandre César

CRO-SP: 52261

Dentista especializado em Implantodontia e Dentística Restauradora, atuando há mais de 25 anos em Estética Dental. Formado em Odontologia, pela faculdade Santo Amaro, e com Mestrado em Implantodontia. Entre os diversos cursos que realizou no Brasil e no exterior destaca-se os cursos de Atualização em Implantes Bicorticais e Osseointegrados e o American Dental Association Annual Sessions, em Orlando, Washington DC, São Francisco e Havaí. Atualmente é membro da Academy of Osseointegration, sócio da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) e Membro da Associação Brasileira de Odontologia Digital (ABOD).

Dormir a noite inteira e ainda assim se sentir cansado é comum para quem sofre de bruxismo. Parece que, por mais que o paciente durma, o corpo não consegue relaxar totalmente, até mesmo devido à força exercida durante à noite entre os dentes. Mas será que é possível contornar o problema? Com a ajuda do especialista em implantodontia e dentística restauradora Alexandre César você confere 7 dicas para voltar a dormir bem e ainda entende um pouquinho mais sobre o assunto, como as suas causas e as principais formas de tratamento.

Quais as principais causas para o bruxismo?

No geral, o bruxismo está relacionado ao estado mental do paciente, ou seja, problemas que afetam o psicológico podem desencadear este quadro clínico. Portanto, situações de raiva, estresse, tensão e ansiedade devem ser observadas com cautela, já que podem ser algumas das causas para o bruxismo se desenvolver, segundo o especialista. Aliás, você sabia que isso pode acontecer quando você menos espera? A verdade é que qualquer mudança brusca na vida de alguém pode ser o combustível para a doença, como problemas financeiros, a perda de entes queridos, separações e até uma mudança de emprego ou de cidade. Mas além dos fatores externos, o profissional destaca também três fatores internos que podem ser a causa do bruxismo:

• Problemas ligados ao sono, como a apneia;
• Refluxo do ácido estomacal para o esôfago e, posteriormente, para a boca;
• Má oclusão da boca, devido ao alinhamento anormal dos dentes.

7 dicas para voltar a dormir bem

Chega de noites mal dormidas! Muita gente diz que usar aparelhos eletrônicos antes de se deitar pode afetar seu sono e isso é verdade. Segundo Alexandre, a cama foi feita para dormir, e abrir espaço para outras atividades no local, como comer ou assistir televisão, pode prejudicar o relaxamento total do corpo. Para ajudá-lo a recuperar o soninho agradável de cada dia, o especialista destacou hábitos que devem ser adotados e podem influenciar nesse processo:

1) Evitar ingerir álcool e bebidas/alimentos com cafeína como café, chás preto e mate, chocolate, refrigerante (principalmente as colas)
2) Evitar exercícios de alta intensidade a noite, exercícios vigorosos são estimulantes
3) Meditação
4) Yoga
5) Mindfulness (técnica de meditação)
6) Acupuntura tem sido eficaz proporcionando excelentes resultados
7) Alimentação leve no jantar, de preferência 3 a 4 horas antes de se deitar

Outras alternativas indicadas

O bruxismo pode não ter cura, mas tem alguns tratamentos ao seu dispor que ajudam a reduzir os sintomas e as consequências do problema. Os profissionais normalmente costumam indicar a placa de mordida - também conhecida como placa de bruxismo ou miorrelaxante -, o botox, o aparelho TENS ou o laser. Contudo, alguns especialistas indicam que o uso do aparelho removível noturno - que não é o mesmo que a placa de bruxismo - também pode ser uma outra alternativa eficaz. “Estes aparelhos, diferentemente da placa de bruxismo produzem estímulos na rede de neurônios sensoriais da boca, levando a mensagem até o sistema nervoso central que, por sua vez, responde remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais; assim a função é restabelecida trazendo de volta o equilíbrio do sistema bucofacial”, explica Alexandre.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alexandre César - Dentista especializado em Implantodontia e Dentística Restauradora
São Paulo, SP
CRO-SP: 52261

Mais Matérias: Bruxismo
Agravamento do bruxismo durante a quarentena: como melhorar os sintomas da disfunção sem sair de casa
Bruxismo
Agravamento do bruxismo durante a quarentena: como melhorar os sintomas da disfunção...
O coronavírus virou o mundo de cabeça para baixo . Além das medidas de higiene, a quarentena e...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Placa de bruxismo é a solução para acabar com a disfunção: mito ou verdade? Especialista esclarece a dúvida
Bruxismo
Placa de bruxismo é a solução para acabar com a disfunção: mito ou verdade?...
Que o bruxismo pode trazer uma série de complicações para a vida do paciente não...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Bruxismo
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Bruxismo ainda é um problema desconhecido por muita gente . Existem pessoas que sentem aquele apertamento da arcada dentária, dores constantes de cabeça, no maxilar e nos dentes, mas não fazem ideia do que se trata. Neste caso, é melhor ficar atento: se você vem presenciando esses sintomas, pode estar com um caso...
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Bruxismo
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o bruxismo , certo? O distúrbio causado pelo hábito de ranger ou esfregar os dentes é mais comum do que se imagina e pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Isso porque a doença pode causar novas complicações ao seu sorriso,...
O bruxismo diminuiu o tamanho dos meus dentes: o que fazer para recuperar a estrutura desses elementos?
Bruxismo
O bruxismo diminuiu o tamanho dos meus dentes: o que fazer para recuperar a estrutura desses...
Poucas coisas incomodam tanto quanto uma dor de dente causada pelo bruxismo. Essa disfunção, além de refletir em um enorme desconforto bucal, também pode resultar em problemas mais graves, como uma pulpite, DTM e até mesmo o desgaste dos dentes, diminuindo o tamanho dos elementos. O Sorrisologia entrevistou a...
Aparelho para bruxismo: tudo o que você precisa saber sobre o modelo
Bruxismo
Aparelho para bruxismo: tudo o que você precisa saber sobre o modelo
O bruxismo é uma disfunção que causa muitos problemas para a saúde bucal e bem-estar...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448