Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
11.08.2020

Bolha na gengiva é um sinal de gengivite? Dentista explica se há relação entre os dois problemas bucais

 Descubra se a bolha na gengiva pode significar gengivite e como tratar esse incômodo
Descubra se a bolha na gengiva pode significar gengivite e como tratar esse incômodo

Expert

Uila Ramos da Silva

Uila Ramos da Silva

CRO-PE 10.380

Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife, apaixonada pela profissão e motivada por valorizar a vida transformando sorrisos e restaurando a vontade de sorrir!

Você notou o surgimento de uma bolha na gengiva? Então, é importante ligar o sinal de alerta! Muita das vezes, ela é um indicativo de infecção e pode se tornar um problema ainda maior, causando outros sintomas, como febre, sangramento e inchaço. Existem muitas coisas que podem ocasionar o quadro, mas será que a gengivite é uma delas? Para esclarecer para essa dúvida, o Sorrisologia conversou com a dentista Uila Ramos que revelou os motivos que resultam nesse cisto e como deve ser tratado. Dá só uma olhada!

Bolha na gengiva: o que pode ser?

De acordo com a dentista, a presença de uma lesão com aspecto de “bolha” na gengiva pode ter diferentes causas e, por isso, exige um diagnóstico através de um exame clínico detalhado e, quando necessário, exame radiográfico. “Doenças bucais de natureza infecciosa, por exemplo, podem provocar o surgimento destas lesões arredondadas na gengiva na forma de abscessos. Infecções endodônticas - como granuloma periapical e abscesso periapical -, doenças periodontais e lesões endoperiodontais são algumas delas”, explica. Sendo assim, a qualquer sinal do quadro, é importante consultar o seu dentista de confiança.

É verdade que a bolha na gengiva pode ser um sinal de gengivite?

Embora muitos pacientes acreditem que sim, Uila revela: a bolha na gengiva não é causada pela gengivite. Na verdade, o abscesso periodontal é uma resposta aguda de um quadro mais avançado da periodontite. “A bolha na gengiva é um sintoma mais agravado do processo infeccioso de origem bacteriana que acontece na gengiva devido à falta de tratamento da periodontite. Além disso, pacientes não responsivos à terapia periodontal também podem apresentar o quadro”, revela. Ainda assim, vale lembrar que a gengivite, quando não tratada corretamente, pode resultar na periodontite e, consequentemente, em outros sintomas, como a bolha na gengiva. Por isso, é importante que o paciente mantenha uma rotina de escovação e fique atento à qualquer mudança na cavidade bucal.

O que devo fazer ao notar uma bolha na gengiva?

Se você a bolha na gengiva já é uma realidade, saiba que o primeiro passo é buscar o atendimento odontológico. “Através de exame clínico e, quando necessário, exames de imagem, como radiografias periapicais e panorâmica, o profissional será capaz de identificar a origem do problema e iniciar o tratamento adequado”, conta a dentista. Em casos de lesões endoperiodontais - quando há extensão de uma infecção pulpar ao periodonto ou vice-versa -, o diagnóstico pode ser mais complexo e, por isso, testes de vitalidade pulpar e sondagem periodontal podem ser solicitados para garantir o tratamento mais adequado ao paciente.

Como tratar a bolha na gengiva?

Segundo a dentista, o tratamento para bolha na gengiva possui o objetivo de remover as bactérias envolvidas em cada tipo de processo infeccioso. Por esse motivo, os procedimentos podem variar de acordo com a causa do quadro. “No caso de lesões endoperiodontais, por exemplo, é feito um tratamento combinado - endodôntico e periodontal - após uma avaliação do suporte dentário, da extensão e da gravidade da lesão”, afirma.

Por outro lado, o tratamento da bolha de gengiva causada por abscesso periodontal é baseado na remoção mecânica da placa bacteriana através do uso de agentes antimicrobianos associados à terapia mecânica. Já o tratamento endodôntico, visa promover a completa desinfecção e eliminação dos microrganismos. Em alguns casos, a extensão das lesões periapicais ou a resistência delas ao tratamento podem indicar a necessidade de uma remoção cirúrgica.

Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife

Mais Matérias: Gengivite
A escova de dentes elétrica ajuda no tratamento da gengivite? Entenda os benefícios desse produto de higiene bucal
Gengivite
A escova de dentes elétrica ajuda no tratamento da gengivite? Entenda os benefícios...
Por qual motivo você escova os dentes? Apenas por ser uma obrigação ou para que o seu sorriso...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Doenças bucais, como a gengivite, podem prejudicar o tratamento do coronavírus?
Gengivite
Doenças bucais, como a gengivite, podem prejudicar o tratamento do coronavírus?
Gengivite, periodontite, cárie...  Essas doenças bucais são um verdadeiro perigo para...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de prevenir
Gengivite
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de...
Ir ao dentista tem uma porção de vantagens. Desde tratar uma incômoda dor de dente , até...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
O que é bom para desinflamar a gengiva? Dentista revela 7 tratamentos eficazes para gengivite
Gengivite
O que é bom para desinflamar a gengiva? Dentista revela 7 tratamentos eficazes para...
Além dos dentes, a gengiva é uma parte da arcada dentária que guarda muita sensibilidade. Esse...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
5 doenças bucais que podem ter relação com a sua saúde mental: cárie, periodontite e várias outras!
Gengivite
5 doenças bucais que podem ter relação com a sua saúde mental: cárie, periodontite e várias...
O sistema nervoso está interligado com todo nosso organismo, até mesmo com a nossa saúde bucal. Se você está sofrendo com problemas de ansiedade, depressão ou outras questões emocionais, muito provavelmente também vai ter complicações bucais por consequência disso. Para entender...
Passo a passo do tratamento da gengivite: saiba como funciona
Gengivite
Passo a passo do tratamento da gengivite: saiba como funciona
Aquele sangramento com certa frequência ao escovar os dentes pode ser um sinal de que, sim, você está com gengivite. A doença, causada por acúmulo de placa bacteriana, é apenas o início de outras e maiores inflamações periodontais que podem surgir e, por isso, deve ser tratada o quanto antes....