Você sente a boca seca o tempo todo? Em dias muito quentes, é comum sentir a garganta seca mesmo tomando muita água. Se a sede comum já é incômoda, em certos casos é preocupante e pode indicar um problema maior. A sensação de boca seca, acompanhada de sintomas como dificuldade para mastigar e engolir alimentos, pode ser um sinal de xerostomia, uma doença causada pela diminuição ou nenhuma produção de saliva e que pode trazer consequências sérias para a saúde. Conversamos com o dentista Fernando Luiz Tavares Vieira sobre o assunto. 

Causas da boca seca

A correria do dia a dia consegue deixar qualquer um de cabelos em pé. Com esse estresse pode aparecer o sintoma da boca seca, mas nem sempre a irritação além da conta é a única explicação. Entram na lista outras causas da xerostomia: "O uso de medicamentos tranquilizantes ou relaxantes musculares, sequela de tratamentos radioterápicos da cabeça e pescoço, fumo e, ainda, como uma manifestação bucal de doenças sistêmicas", explica o profissional especializado em Dentística Restauradora e Endodontia.

Falar excessivamente, seja por hábito ou porque o uso da voz é necessário no trabalho também está na lista, assim como o ato de roncar na hora de dormir. Vamos combinar que dormir ao lado de alguém roncando é um incômodo danado, né? Mas, em vez de reclamar, vale dar uma força e sugerir que a pessoa procure ajuda, pois ela pode acabar desenvolvendo o problema.

Fique atento aos sintomas e procure ajuda

Pode parecer algo bobo, daqueles que a gente deixa pra lá, mas não se engane. Se não for tratado pode provocar outros quadros bem mais graves. "Além da sensação de boca seca, em razão da diminuição da autolimpeza promovida pelo fluxo salivar, o mau hálito está presente na maioria dos casos", comentou o profissional. A dificuldade para falar, mastigar e deglutir são alguns outros sintomas, além da sensação de queimação e sangramento gengival, podendo até surgir feridas e rachaduras na língua e nos lábios aumentando as chances de ter cárie e gengivite. Já imaginou a situação?

Tratamento e prevenção para boca seca

O tratamento para a xerostomia vai depender de causa, mas o especialista indica algumas alternativas: "Com o uso de saliva artificial ou estimulantes do fluxo salivar, assim como a ingestão constante de água", diz. Existem alguns cuidados que você pode ter para prevenir o surgimento do problema ou diminuir seus efeitos até encontrar o tratamento mais adequado. Evitar o consumo de álcool e cigarro, já que estes são um dos responsáveis por causar ressecamento da boca. Se o problema for associado a medicamentos, é interessante conversar com seu médico sobre a possibilidade de substituí-los quando possível. Seja qual for o motivo do problema, nunca abra mão da correta higiene bucal, uso de fio dental, bochechos com flúor e limpeza da língua.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fernando Luiz Tavares Vieira - Doutor em Dentística Restauradora
Recife, PE
CRO-PE: 2114

Originalmente publicada em 11/09/2015
Atualizada em 18/12/2018