Quando procuramos “clareamento caseiro” pela internet, o que mais se encontra é o uso do bicarbonato de sódio! Capaz de limpar os dentes, o composto químico é utilizado por muitos dentistas para diferentes tratamentos. Apesar disso, os profissionais não recomendam o uso caseiro do bicarbonato, ainda mais para o clareamento dos dentes. Se o objetivo é deixar o sorriso ainda mais claro e bonito, o melhor é ficar longe dele. O especialista em visagismo facial Djalma Farias explica o porquê!

Os benefícios do uso do bicarbonato de sódio na saúde bucal

O bicarbonato de sódio pode sim ter benefícios para a saúde bucal, mas não da forma que pensamos. Ele atua como um agente neutralizante. Isso acontece porque seu pH é bem próximo de 7, o mais neutro. Então, quando entra em contato com o dente, ele é capaz de reduzir a alcalinidade e de diminuir a acidez. Com isso, ele limpa resíduos indesejados dos dentes, ajudando o hálito e também alguns tratamentos, como o de tártaro. “Previne doenças periodontais, auxilia na limpeza de dentes, combatendo a acidez da boca e dando um frescor e limpeza”, resumo Djalma. Pacientes com refluxo, por exemplo, podem aproveitar desse composto para reduzir a acidez bucal, mas o tratamento deve ser feito por meio de bochecho e com o acompanhamento odontológico.

Bicarbonato de sódio não ajuda a clarear os dentes

Ao contrário do que muitos pensam, esse agente neutralizador não clareia os dentes. “O bicarbonato de sódio não provoca o clareamento dos dentes. Ele apenas limpa uma camada superficial do esmalte dentário”, comenta. Acontece que o composto químico atinge os dentes, limpa esses resíduos e dá a sensação de que os dentes ficaram mais claros, quando apenas foram limpos. Para deixar o sorriso mais branco, o paciente tem diversas opções: clareamento caseiro com moldeiras e aplicação de gel e o feito no consultório.

Não é seguro fazer esse tratamento sem a orientação de um profissional

Por mais benéfico que seja para a boca, os dentistas não recomendam o seu uso sem um acompanhamento profissional. Assistindo vídeos na internet e lendo matérias sem contribuições profissionais, muitas pessoas usam o bicarbonato de sódio para clarear os dentes. Como não houve nenhuma recomendação de dentista, os pacientes seguem as orientações dadas por outras pessoas e podem fazer uso de quantidades desproporcionais. Assim, em vez de beneficiar, o seu uso pode ter efeito contrário, danificando e enfraquecendo o esmalte dentário.

Se o paciente quiser, seja por motivos estéticos ou para um tratamento, deixar os dentes mais claros, o aconselhável é a consulta com um dentista. “Em qualquer caso de dúvida sempre é recomendável o acompanhamento de um cirurgião-dentista”, fala muito bem o profissional. Fazer essa visita pode ser mais fácil do que cuidar dos problemas provenientes do uso indevido desse composto.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Djalma Faria - Ortodontista e Especialista em Visagismo Facial
Campinas - SP
CRO-SP: 59104