Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
03.11.2020

Beber água pode ajudar com a sua saúde bucal: 5 benefícios do hábito para o seu sorriso

Saiba como o consumo de água pode ajudar a evitar e tratar uma série de problemas bucais
Saiba como o consumo de água pode ajudar a evitar e tratar uma série de problemas bucais

Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios de beber água, certo? Embora seja bastante esquecido, esse simples hábito é primordial para a nossa saúde. O que poucos sabem é que, além de contribuir para o funcionamento do organismo, a água também pode ser uma grande aliada quando o assunto é cuidar da sua saúde bucal. Sim, é verdade! Alguns estudos comprovam, inclusive, que o consumo do líquido pode amenizar o mau hálito. Para provar esses fatores saudáveis, o Sorrisologia listou cinco coisas que o consumo de água pode fazer pelo seu sorriso.

1) O consumo de água contribui para redução do mau hálito

Embora ainda seja um tabu para algumas pessoas, o mau hálito é um problema bucal mais comum do que se imagina. Na maioria das vezes, o problema está associado à ausência de escovação e, consequentemente, o acúmulo de saburra lingual e bactérias presentes na cavidade bucal. A boa notícia é que, segundo uma pesquisa publicada na International Journal of Dental Hygiene, o consumo de água pode ajudar a combater o mau hálito, especialmente o matinal. Isso porque o hábito rompe todo o processo de estagnação, umedece as mucosas que estavam ressecadas e hidrata o organismo. Dessa forma, é possível estimular a produção de saliva e, assim, garantir a limpeza natural da cavidade bucal.

2) Beber água pode estimular a produção de saliva

Você sabia que nossa saliva é formada por 95% de água? Justamente por isso, é importante ter em mente que se manter hidratado é fundamental para saúde bucal. A saliva atua na limpeza dos dentes e na manutenção do pH bucal. Ou seja: quanto menor a quantidade de saliva, maiores são as chances de surgir problemas bucais. Então, já sabe, né? Mantenha-se hidratado!

3) A água ajuda a prevenir o surgimento de cáries

Como falamos anteriormente, a saliva é fundamental para prevenir problemas bucais. Entre os mais comuns, está a cárie. Para surpresa de alguns, a saliva também auxilia no processo fisiológico da desmineralização e remineralização do esmalte dentário. Dessa forma, ela tem a função de diminuir a acidez da cavidade bucal, o que contribui para a prevenção da cárie. No entanto, vale lembrar que, além do consumo de água, é preciso manter os cuidados com a higiene bucal, incluindo o uso de fio dental e enxaguante bucal, para evitar o quadro.

4) Gengivite pode ser evitada com a ingestão de água

A gengivite é uma das doenças bucais mais temidas entre os pacientes. E não é para menos, né? Além de contribuir para o sangramento gengival e o mau hálito, o quadro pode resultar em consequências mais graves, como a periodontite e a perda dentária. Com o consumo adequado de água, é impossível driblar esse incômodo e garantir a saúde do seu sorriso, já que é possível estimular a produção de saliva e, consequentemente, a higienização natural da boca.

5) A xerostomia pode ser tratada com o consumo de água

Sabe aquela sensação de boca seca? Ela pode ser tratada com o consumo adequado de água. Também conhecido como xerostomia, o quadro é bastante associado à hipossalivação - a diminuição do fluxo salivar. Por esse motivo, a ingestão de, pelo menos, 2 litros de água por dia, pode contribuir para a redução desse fluxo. Para não esquecer, vale ter sempre com uma garrafinha em mãos para se hidratar ao longo do dia.

Mais Matérias: Alimentação
Brigadeiro, pudim, bem-casado... Confira a quantidade de açúcar dos doces favoritos dos brasileiros e os malefícios do excesso para a sua saúde bucal
Alimentação
Brigadeiro, pudim, bem-casado... Confira a quantidade de açúcar dos doces favoritos dos...
Que o consumo excessivo de doces e guloseimas  pode provocar o início de cárie não é novidade para ninguém. Embora os açúcares sejam nutrientes importantes para o nosso corpo, o excesso desses alimentos somados à má higiene oral pode trazer uma série de problemas à sua...
Frutas ácidas e saúde bucal: quais causam erosão dentária? Como prevenir o problema?
Alimentação
Frutas ácidas e saúde bucal: quais causam erosão dentária? Como prevenir o problema?
Quando pensamos em saúde bucal, é impossível não falar sobre alimentação....
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7
Consumo de alimentos ricos em açúcar faz parte do dia a dia do brasileiro: entenda como isso afeta a sua saúde bucal
Alimentação
Consumo de alimentos ricos em açúcar faz parte do dia a dia do brasileiro: entenda como...
Biscoitos, bolos, doces e refrigerantes - são inúmeras as guloseimas presentes na...
com a participação de:
Nelson Alfarano
CRO-RJ: 18163
Maçã ajuda na limpeza dos dentes: mito ou verdade?
Alimentação
Maçã ajuda na limpeza dos dentes: mito ou verdade?
Saúde bucal e alimentação andam lado a lado quando o assunto é garantir um sorriso...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Afta na boca: o que evitar comer para não piorar essa lesão bucal
Alimentação
Afta na boca: o que evitar comer para não piorar essa lesão bucal
Que as aftas podem ser um verdadeiro incômodo não é novidade para ninguém. Isso porque essas pequenas inflamações ficam expostas dentro da boca, principalmente na região da gengiva, bochecha e língua, causando dores e ardência na área da ferida. Mas, o que poucos sabem é que,...
Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?
Alimentação
Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?
Da dor de dente  à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que...