Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
03.11.2020

Beber água pode ajudar com a sua saúde bucal: 5 benefícios do hábito para o seu sorriso

Saiba como o consumo de água pode ajudar a evitar e tratar uma série de problemas bucais
Saiba como o consumo de água pode ajudar a evitar e tratar uma série de problemas bucais

Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios de beber água, certo? Embora seja bastante esquecido, esse simples hábito é primordial para a nossa saúde. O que poucos sabem é que, além de contribuir para o funcionamento do organismo, a água também pode ser uma grande aliada quando o assunto é cuidar da sua saúde bucal. Sim, é verdade! Alguns estudos comprovam, inclusive, que o consumo do líquido pode amenizar o mau hálito. Para provar esses fatores saudáveis, o Sorrisologia listou cinco coisas que o consumo de água pode fazer pelo seu sorriso.

1) O consumo de água contribui para redução do mau hálito

Embora ainda seja um tabu para algumas pessoas, o mau hálito é um problema bucal mais comum do que se imagina. Na maioria das vezes, o problema está associado à ausência de escovação e, consequentemente, o acúmulo de saburra lingual e bactérias presentes na cavidade bucal. A boa notícia é que, segundo uma pesquisa publicada na International Journal of Dental Hygiene, o consumo de água pode ajudar a combater o mau hálito, especialmente o matinal. Isso porque o hábito rompe todo o processo de estagnação, umedece as mucosas que estavam ressecadas e hidrata o organismo. Dessa forma, é possível estimular a produção de saliva e, assim, garantir a limpeza natural da cavidade bucal.

2) Beber água pode estimular a produção de saliva

Você sabia que nossa saliva é formada por 95% de água? Justamente por isso, é importante ter em mente que se manter hidratado é fundamental para saúde bucal. A saliva atua na limpeza dos dentes e na manutenção do pH bucal. Ou seja: quanto menor a quantidade de saliva, maiores são as chances de surgir problemas bucais. Então, já sabe, né? Mantenha-se hidratado!

3) A água ajuda a prevenir o surgimento de cáries

Como falamos anteriormente, a saliva é fundamental para prevenir problemas bucais. Entre os mais comuns, está a cárie. Para surpresa de alguns, a saliva também auxilia no processo fisiológico da desmineralização e remineralização do esmalte dentário. Dessa forma, ela tem a função de diminuir a acidez da cavidade bucal, o que contribui para a prevenção da cárie. No entanto, vale lembrar que, além do consumo de água, é preciso manter os cuidados com a higiene bucal, incluindo o uso de fio dental e enxaguante bucal, para evitar o quadro.

4) Gengivite pode ser evitada com a ingestão de água

A gengivite é uma das doenças bucais mais temidas entre os pacientes. E não é para menos, né? Além de contribuir para o sangramento gengival e o mau hálito, o quadro pode resultar em consequências mais graves, como a periodontite e a perda dentária. Com o consumo adequado de água, é impossível driblar esse incômodo e garantir a saúde do seu sorriso, já que é possível estimular a produção de saliva e, consequentemente, a higienização natural da boca.

5) A xerostomia pode ser tratada com o consumo de água

Sabe aquela sensação de boca seca? Ela pode ser tratada com o consumo adequado de água. Também conhecido como xerostomia, o quadro é bastante associado à hipossalivação - a diminuição do fluxo salivar. Por esse motivo, a ingestão de, pelo menos, 2 litros de água por dia, pode contribuir para a redução desse fluxo. Para não esquecer, vale ter sempre com uma garrafinha em mãos para se hidratar ao longo do dia.

Mais Matérias: Alimentação
Afta na boca: o que evitar comer para não piorar essa lesão bucal
Alimentação
Afta na boca: o que evitar comer para não piorar essa lesão bucal
Que as aftas podem ser um verdadeiro incômodo não é novidade para ninguém. Isso porque essas pequenas inflamações ficam expostas dentro da boca, principalmente na região da gengiva, bochecha e língua, causando dores e ardência na área da ferida. Mas, o que poucos sabem é que,...
Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?
Alimentação
Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?
Da dor de dente  à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que...
Leite faz bem aos dentes e às gengivas? Dentista explica como é a relação da bebida com a saúde bucal
Alimentação
Leite faz bem aos dentes e às gengivas? Dentista explica como é a relação da bebida com...
Não dá para negar: nós somos o que comemos! Por isso, é comum termos um cuidado especial...
com a participação de:
Joaquina Santos Diniz
CROSP 115.367
Alimentação importa! Entenda como os alimentos detergentes podem fazer bem ao seu sorriso
Alimentação
Alimentação importa! Entenda como os alimentos detergentes podem fazer bem ao seu...
Dentre tantos fatores que influenciam nossa saúde, a alimentação é um deles -...
com a participação de:
Daniela Balthazar
CRO-SP: 71941
Café mancha os dentes: mito ou verdade? Especialista esclarece
Alimentação
Café mancha os dentes: mito ou verdade? Especialista esclarece
Um sorriso branquinho é o que muita gente deseja, mas às vezes surgem alguns inconvenientes no...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7
Dieta vegetariana pode influenciar na saúde bucal? Especialista explica
Alimentação
Dieta vegetariana pode influenciar na saúde bucal? Especialista explica
O número de pessoas vegetarianas cresce cada vez mais, e a tendência é só aumentar. No...
com a participação de:
Daniel Cohen Goldemberg
CRO-RJ: 29267