A correria do dia a dia acaba atrapalhando muitas dos afazeres. Se você é do time que sempre acha que seu dia deveria ter mais algumas horas, você entende do que estamos falando. Comer enquanto veste a roupa é uma realidade com a qual você se identifica? Pois é, não é raro encontrar pessoas que precisam realizar várias tarefas simultaneamente. Entretanto, é quase certo que, nesse processo, alguma atividade será prejudicada, como é o caso da saúde bucal. O dentista Johnathan Marcondes explica como a falta de atenção durante a escovação pode causar prejuízos.

Por que escovar os dentes fazendo outra atividade pode ser prejudicial?

Fazer duas ou mais coisas simultaneamente traz prejuízos para a concentração de ambas. Por conta da atenção não estar voltada completamente para determinado ato, alguma das tarefas acaba sendo prejudicada. Por isso, escovar os dentes fazendo outra atividade faz com que a limpeza fique comprometida. Geralmente, o local esquecido é a região sublingual, a parte traseira dos dentes. Dessa maneira, é importante reservar o tempo e dedicar-se ao momento da escovação, cumprindo todas as etapas. Além disso, é indicado que a higienização dos dentes seja feita de frente para o espelho, já que assim é possível monitorar a prática.

Como deve ser feita uma escovação correta?

Uma escovação correta não é sinônimo de força. O indicado é fazer movimentos circulares e sem muita pressão. “Não se esqueça de escovar atrás dos dentes, para isso, mova a escova verticalmente para melhor atingir todo o dente”, ressalta o dentista. Além disso, é importante ter uma atenção especial com a região da parte detrás da boca. Isto porque o local é, normalmente, onde fica escondido a maior quantidade de placa bacteriana que precisa ser retirada.

O tempo necessário para uma boa escovação

É preciso seguir o jeito indicado e fazê-lo sem pressa. A rapidez e grande intensidade só fazem com que a sujeira dentro da boca espalhe-se por todo o local. Ter esses tipos de hábitos fará com que a higienização correta não seja cumprida, pois o dente como um todo não será limpo. Por isso, o profissional indica que o tempo médio de uma escovação é de cerca de dois minutos. Para se ter certeza de que está cumprindo com a duração, utilize um relógio para conferir.

O que fazer quando não há todos os itens para a higienização correta?

Existem momentos em que você não está com todos os seus itens para a higienização. Pode acontecer no trabalho, por exemplo, em que você acaba percebendo que só está com a escova e o creme dental. Nesses casos, deve ser realizado com o que se tem. No entanto, é de suma importância de fazer, posteriormente, a higienização correta, contando com o fio dental, escova, pasta de creme e enxaguante bucal. O profissional ressalta a importância da escovação antes de dormir e ao acordar. “Durante o sono a produção de saliva desacelera, favorecendo o aparecimento de cáries”, explica. A saúde bucal precisa ser colocada como uma prioridade, por isso fazer a limpeza deve ser um ritual diário e dedicando a devida atenção. É indicado que os dentes sejam escovados três vezes ao dia, após as principais refeições.