Os aparelhos odontológicos são uns dos principais procedimentos procurados quando o assunto é correção do sorriso. E uma de suas partes mais famosas são as borrachinhas. Por terem cores variadas que permite-se trocar ao longo do tratamento, os pacientes podem fazer diversas alterações em suas combinações. Porém, algumas pessoas ainda possuem dúvidas relacionadas à escolha das cores e se existe alguma restrição. O dentista Lúcio Ferreira explica a importância dessas peças no tratamento odontológico e o que pode significar se elas perdem sua cor original.

Qual é a função da borrachinha do aparelho ortodôntico?

As ligaduras elásticas, que são comumente chamadas de “borrachinhas” possuem a função de prender o fio do aparelho, fio ortodôntico, no bráquete, peça que fica colada no dente. A sua principal função é forçar o bráquete que está colado no dente contra o fio fazendo com que ocorra a movimentação dentária remodelando a posição dos dentes.

A cor das “borrachinhas” é uma dúvida recorrente no consultório e muitos pacientes ficam indecisos na hora de escolher tal coloração. O dentista comenta: “Essa questão não influencia em absolutamente nada no que se refere ao tratamento, basta a pessoa escolher a sua cor preferida no momento”. Por isso, sem estresse, caso você não fique tão satisfeito com a decisão, em algum tempo poderá trocá-la novamente e optar por novas cores, fazendo diferentes tipos de combinações.

A borrachinha do aparelho perdeu a cor original, o que pode ter acontecido?

É bem comum que as ligaduras elásticas desbotem ou que até mesmo mudem de cor depois de certo tempo. Isso acontece porque elas são feitas de látex e tingidas artificialmente. “O que pode influenciar diretamente em alguma alteração de cor são os hábitos alimentares do paciente, e essa mudança pode ser maior quando são escolhidas borrachinhas de cores mais claras”, comenta Lúcio.

Portanto, não há problema nenhum envolvido caso a borrachinha perca a cor, a única coisa que pode acontecer é o paciente não ficar satisfeito com o desbotamento, já que ele pode dar um aspecto estético ruim ao aparelho. “Esse problema é resolvido de forma rápida e simples caso o paciente esteja incomodado, basta o dentista responsável pelo tratamento trocar a ligadura elástica”, sugere.

Quais fatores podem influenciar na perda da cor original da borrachinha?

Conforme já foi dito, como as borrachinhas são confeccionados em látex e tingidas artificialmente, o contato direto com a nossa saliva e com alguns tipos de alimentos corantes, bebidas e cigarro pode fazer com que as mesmas mudem de cor ou desbotem. Desta forma, a ocorrência do desbotamento tem a ver com os hábitos do paciente e não indica problemas com o tratamento ou o acessório. O dentista tranquiliza: “É um processo normal e varia dependendo dos hábitos de cada pessoa.”, finaliza.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Lucio Braulio Carvalho Ferreira - Ortodontista
Curitiba - PR
CRO-PR 17.833