Essa época do ano é marcada pelas festas junina ou julina. E ao pensar nessas festas, qual é a primeira coisa que vem à mente? Comida gostosa, claro. Amendoim, milho, coco e muito açúcar. É tudo de bom, né? Porém, tudo muito perigoso para a saúde bucal. Para curtir esse arraiá sem tirar o sorriso do rosto, o Sorrisologia preparou uma listinha com os principais alimentos para você tomar cuidado.

Pé-de-moleque

A delícia mais esperada do ano é o pé-de-moleque. Crocante e com bastante amendoim, tem coisa melhor? Mas é preciso ter cuidado na hora de comer. Por ser bem durinho, ele pode acabar causando um acidente bucal como um dente quebrado. Para quem está em tratamento ortodôntico, o ideal é evitá-lo.

Paçoca

Tem gente que come esse doce em qualquer época. A paçoca é uma delícia, mas também é recheada de amendoim e açúcar, ou seja, o prato favorito das bactérias causadoras da cárie e doenças periodontais, causando o acúmulo de placa. Depois que saborear essa guloseima, não deixe de escovar os dentes.

Canjica

Carro chefe das festas juninas, a canjica é preparada com leite de coco, canela e açúcar, a grande vilã da saúde bucal. Se for consumida constantemente, sem a ajuda de uma escovação, vai abrir espaço para as bactérias. Não dê bobeira e cuide do seu sorriso após a festa.

Maçã do amor

Com um gostinho de infância até a última mordida, a maçã do amor é outra iguaria muito esperada nesse arraiá. Coberta com uma camada bem crocante de caramelo, essa fruta passa a ter outro sabor e uma característica particularmente brasileira durante as festas. Mas, assim como o pé de moleque, todo caipira que se preze precisa comer com muito cuidado e atenção para não perder um dente. 

Cocada

Feita à base de coco e vinda de várias regiões do mundo, especialmente na América Latina e em Angola, a cocada é outra atração especial nessa festança. Esse doce teima em ficar preso entre os dentes, e para que nenhuma cárie crie morada nesses espacinhos, o jeito é não esquecer de usar o fio dental antes de começar a escovação.

Bolo

Tem de milho, chocolate, fubá, cenoura... o cardápio também é formado por uma variedade de bolos. Não existe um mais saudável que o outro, tudo vai depender dos ingredientes que a pessoa escolher para preparar o prato. Porém, é importante (mais uma vez) não esquecer de fazer a higiene bucal até 30 minutos da ingestão desses alimentos.

Amendoim

Com casca, sem casca, doce ou salgado o amendoim é sempre bem-vindo em qualquer celebração. Essa leguminosa está presente em muitas comidas típicas da época, mas também marca presença na mesa em forma de tira gosto. Saborear com atenção faz diferença para a saúde do seu sorriso.

Pipoca

Quem não gosta de uma pipoca quentinha? Amanteigada ou caramelada, ela é outra guloseima que ganha espaço nesse arraiá. Mas esse delícia é cheia de casquinhas que podem ficar presas entre seus dentes e você nem percebe. Somente um poderoso fio dental para retirar todas elas

Milho verde

Aquela espiga de milho com manteiga derretendo. Hmmm! Quem sofre com esse momento são os pacientes ortodônticos. Além do risco de morder o alimento e quebrar uma pecinha do aparelho, o sorriso da pessoa pode ficar cheio de vestígios desse cereal. Evite acidentes!

Quentão

Essa é a bebida principal de toda festa junina. Preparada com cachaça, uma variedade de frutas e açúcar, ela se torna bem ácida para o sorriso, ainda mais se for consumida exageradamente. Tome cuidado com os excessos e equilibre essa acidez tomando um copo de água após a bebida. Aproveite a festa com mais saúde.