Se você nunca ouviu falar na aromaterapia, pare tudo! Essa técnica é capaz de melhorar qualquer ambiente - até mesmo os consultórios odontológicos. Todo mundo sabe que alguns cheiros normalmente nos remetem a situações bem específicas, resgatando sensações bem específicas também. Quem nunca passou por uma pessoa na rua e lembrou do cheirinho da pessoa amada porque o perfume era o mesmo? Ou quando se vai tirar um bolo quentinho do forno, e aquele aroma traz de volta a sua infância, quando você visitava sua avó e ela sempre tinha um bolo te esperando? Pois é - já deu para perceber que algumas fragrâncias tem o poder de mexer com a gente, né? É por isso que a aromaterapia tenta trabalhar essa vertente, e vem sendo cada vez mais utilizada nos lugares. Vem que a gente te explica!

O que é aromaterapia?

A aromaterapia é uma técnica que capaz de estimular diversas sensações produzidas pelo cérebro através de determinado aroma presente em um ambiente. Isso acontece graças a óleos essenciais e outros produtos naturais que ajudam a garantir um efeito positivo nas pessoas. Cada óleo tem propriedades distintas e busca despertar uma sensação diferente, mas todos eles têm o mesmo objetivo de promover o bem-estar e aliviar sintomas de estresse, ansiedade e qualquer negatividade que esteja rondando o local e as pessoas presentes. Entretanto, o ideal é que se faça uma pesquisa detalhada para verificar em quais casos cada tipo de óleo costuma ser indicado.

Como a aromaterapia pode ser benéfica aos consultórios odontológicos?

A quantidade de pessoas que fica nervosa só com a ideia de ter que ir ao dentista é incalculável - só de sentir o cheirinho de eugenol, típico de consultórios odontológicos, já bate aquele friozinho na barriga. Mas e se esse cenário fosse mais reconfortante? Sem ter que se preocupar tanto com o barulhinho dos aparelhos nem com o tempo que você vai passar no local, já imaginou? Pode parecer uma ideia de outro mundo, mas com a aromaterapia esse processo se torna muito mais fácil, já que com a ajuda de cheiros bem agradáveis o paciente é capaz de relaxar mais durante a consulta, e até mesmo a concentração do profissional pode ficar mais aguçada com os estímulos de alguns óleos. Dessa forma, todo mundo sai ganhando.

Investir nessa técnica é uma boa opção!

Ainda não deu o braço a torcer? Pois saiba que você provavelmente está perdendo uma chance e tanto de transformar o seu consultório um local mais leve e harmonioso, deixando o paciente muito mais despreocupado. A aromaterapia pode ser uma grande aliada dos procedimentos odontológicos, e é muito simples de adotá-la: com um bom aromatizador elétrico e uma visitinha em lojas de produtos naturais para correr atrás dos óleos essenciais, todo o ambiente de trabalho pode ser mudado para melhor.