Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
14.03.2018

Após o tratamento de canal são necessários cuidados especiais? Quais?

Expert

Silvio Pardo

Silvio Pardo

CRO-SP: 29.597

Há 35 anos atuando como cirurgião-dentista, Dr. Silvio Pardo é graduado em Odontologia, pela Universidade Federal Fluminense / UFF, especialista em periodontia e implantodontia e pós-graduado em odontologia estética. Atualmente é membro da Membro da ABOPREV - Associação Brasileira de Odontologia de Promoção de Saúde e Membro da SOBRAPE - Sociedade Brasileira de Periodontologia

Qualquer cirurgia precisa de cuidados especiais tanto antes quanto depois da sua realização. Esses cuidados podem variar a cada paciente ou o tipo de procedimento. Tratar o canal do dente, por exemplo, é um procedimento delicado que lida diretamente com os nervos dos dentes, e o paciente em questão precisa de uma série de cuidados especiais na hora do pós-operatório, o que é fundamental para garantir a eficiência da cirurgia. Conversamos com o dentista Silvio Pardo que explica o que é o tratamento de canal e quais os cuidados mais importantes que o paciente deve ter no pós-operatório.

Porque um dente precisa passar por canal?

Quando o dente precisa passar por um canal é porque, infelizmente, ele já chegou em um ponto muito crítico. As principais causas, geralmente, estão ligadas à contaminação desse dente por bactérias da cárie e traumas mecânicos, batidas no dente, que podem acabar rompendo o seu nervo. O tratamento é realizado de forma simples e, através de um motorzinho, o dentista remove a polpa do dente e as terminações nervosas.

Feito isso, ele o lava com líquidos descontaminantes e seca seu interior com materiais apropriados. “Existem pacientes que possuem um dente acometido por canal por conta de uma má realização do clareamento dental, nesses casos, há o aquecimento do nervo e esse paciente passa a precisar da cirurgia”, completa Silvio.

Quais os cuidados são necessários após o tratamento de canal?

Para que o sucesso do tratamento esteja garantido é importante que o paciente tome certas medidas preventivas após a operação. Existem três cuidados básicos que são indispensáveis nesse momento e eles estão diretamente associados à alimentação, higienização e ao repouso desse paciente. “É importante que ele evite morder alimentos duros e realize a higiene oral normalmente”, completa o dentista. Além disso, tomar as medicações prescritas pelo dentista é de extrema importância para evitar futuras complicações.

Caso os cuidados não forem tomados, quais problemas podem acontecer?

Toda cirurgia dentária gera um trauma em nossa cavidade bucal, por conta disso, algumas reações do pós-operatório pelo nosso organismo são comuns e podem variar de acordo com o procedimento. Inchaço, dor e até mesmo hematomas na região que foi submetida a operação são alguns exemplos dessas reações. Para que esses efeitos sejam minimizados, é importante que o paciente siga corretamente as indicações de seu dentista. “Não seguir corretamente os procedimentos indicados pelo profissional, pode ocasionar fraturas nesse dente”, finaliza o dentista.

Mais Matérias: Tratamento de Canal
Carie profunda precisa de tratamento de canal? Descubra como tratar o problema
Tratamento de Canal
Carie profunda precisa de tratamento de canal? Descubra como tratar o problema
A cárie é, sem dúvidas, um dos problema bucais mais comuns no consultório...
com a participação de:
Vanessa Pires
CRO-RJ: 28875
Tecnologia no tratamento de canal torna o procedimento mais seguro e eficiente
Tratamento de Canal
Tecnologia no tratamento de canal torna o procedimento mais seguro e eficiente
O tratamento canal é, certamente, um dos procedimentos bucais mais temidos pelos pacientes. Afinal, quem nunca ouviu dizer que que o procedimento é doloroso, têm um pós-operatório complicado e outras histórias? Mas, se você está pensando em desistir por conta disso, saiba que graças aos...
Como prevenir e eliminar manchas causadas pelo tratamento de canal?
Tratamento de Canal
Como prevenir e eliminar manchas causadas pelo tratamento de canal?
Muitas pessoas estremecem só de ouvir as palavras “tratamento de canal”, mas o que antes era um...
com a participação de:
Sofia Cabaleiro
CRO-MG: 34919
Endodontia: do que se trata essa especialidade? Quando ela pode ser necessária? Por que o endodontista é importante?
Tratamento de Canal
Endodontia: do que se trata essa especialidade? Quando ela pode ser necessária? Por que...
Cuidar dos dentes parece algo fácil, mas isso só é possível porque existem várias...
com a participação de:
Sofia Cabaleiro
CRO-MG: 34919
Tratamento de canal: o que é? Dói? Qual é preço? Quais são as vantagens? Veja tudo o que você precisa saber sobre o procedimento!
Tratamento de Canal
Tratamento de canal: o que é? Dói? Qual é preço? Quais são as vantagens? Veja tudo o que você...
Ter que fazer um tratamento de canal está entre as principais preocupações de quem tem medo de ir ao dentista - afinal, essa especialidade da endodontia tem certa reputação! Quem nunca ouviu dizer que o procedimento dói, que é caro e outras histórias? Para desmistificar a cirurgia, o Sorrisologia...
Tratamento de canal passo a passo: veja como se preparar para a cirurgia e cuidar do dente afetado
Tratamento de Canal
Tratamento de canal passo a passo: veja como se preparar para a cirurgia e cuidar do...
Aquela dor de dente que não passa pode ser um sinal de que, sim, você precisará fazer um...
com a participação de:
André Alvim
CRO-RJ 24039