É quase impossível nascer com um sorriso 100% perfeito! Os dentes tortos são um dos detalhes mais comuns entre os problemas dentais, podendo até dar um charme ao visual. Eles podem ter diversas causas e tratamentos, que diferem de acordo com as possíveis razões pelo entortamento do dente. O apinhamento dentário, por exemplo, tem como uma das principais causas, a falta de espaço. No entanto, não é só isso que  pode vir a causá-lo: outros problemas como a respiração bucal, hábitos de dedo ou chupetas quando crianças e o posicionamento da língua podem agravar esse quadro, que pode vir a desencadear quadros mais complicados, como o da cárie e o da gengivite, por exemplo. Quem explica mais sobre esse assunto é o odontologista especializado em DTM, Robson Caumo. Confira!

O que é apinhamento dental e quais são as características desse problema?

Segundo Robson, o apinhamento dental é uma alteração no posicionamento dentário, muito comum, principalmente nos dentes ântero inferiores. Geralmente os dentes se apresentam com pequenos giros laterais e posicionados mais para frente (vestibularizados) ou para trás (lingualizados).

O que pode causar esse quadro

Entre as possíveis causas do apinhamento dental, podemos citar algumas como as características hereditárias. No entanto, Robson esclarece: “Geralmente o apinhamento acontece devido a falta de espaço na arcada dentária, então os dentes se acomodam como "conseguem" no arco dental”.

Riscos de ficar com os dentes tortos e possíveis tratamentos para o apinhamento

Para Robson, o apinhamento dentário leva a um acúmulo maior de placa bacteriana, gerando uma série de problemas não só nos dentes, mas no periodonto circundante (gengiva e osso), como gengivite e em casos mais severos, a periodontite. “Desgastes irregulares nos dentes podem ocorrer devido ao apinhamento, uma vez que os dentes estão fora da correta deles na arcada dentária”, explica o odontologista ao concluir: “Geralmente, opta-se pelo tratamento ortodôntico ou ortopédico. No entanto, com o advento das lentes de contato dentárias, os laminados cerâmicos, pequenos apinhamentos podem ser corrigidos com essa técnica”.   

Com o apinhamento, a mordida do paciente é comprometida?

O odontologista explica que a mordida pode sim ser alterada, pelo mal posicionamento dos dentes. Porém, ele esclarece que o que mais se vê no dia a dia é um acomodação da oclusão. “O corpo ‘acha uma forma’ de estabilizar e acomodar as arcadas, fazendo com que a função mastigatória aconteça, mesmo com a presença do apinhamento.

Robson Caumo - Especialista em DTM
CRO-RJ: 30043