Você já ouviu falar no sorriso gengival? O excesso de gengiva que aparece ao sorrir é mais comum do que imaginamos e pode trazer bastante incômodo para quem busca um sorriso harmônico. Mas o que será que causa esse tipo de sorriso? O uso de aparelho ortodôntico pode resultar nessa condição? Para esclarecer essa dúvida, o Sorrisologia conversou com a dentista Ana Araújo, e ela explicou um pouco mais sobre esse quadro. Confira!

O uso de aparelho ortodôntico pode resultar em sorriso gengival?

Segundo Ana Araújo, um sorriso gengival nem sempre está ligado ao uso de aparelho ortodôntico. “Na verdade, o paciente que já possui o sorriso gengival, pode ter o problema acentuado no decorrer do tratamento”, explica ela. Além disso, a escolha do tipo de tratamento e o biotipo do paciente podem influenciar no quadro. “Um grupo de dentes anteriores da região superior com planejamento ortodôntico para movimentos no sentido posterior, por exemplo, podem resultar em um sorriso gengival, caso não haja a compensação com os devidos fios ortodônticos”, exemplifica.

Por isso, se você fazendo algum tratamento ortodôntico, atenção: é preciso ter um acompanhamento regular com o seu dentista para observar a condução do caso e, assim, prevenir o aumento de volume das gengivas no seu sorriso.

Um problema, vários motivos: sorriso gengival não está ligado apenas ao uso de aparelho

Ao contrário do que muitos pacientes acreditam, as razões que levam ao surgimento de um sorriso gengival não se restringem apenas ao uso do aparelho ortodôntico.Problemas vasculares, excesso maxilar e hipertrofia gengival também são possíveis explicações para o quadro. Além de genético, o incômodo pode se desenvolver durante o período de crescimento do paciente devido ao alongamento da face ou devido à inflamações na gengiva. Ainda assim, independente da causa, se o seu sorriso te incomoda, o primeiro passo é buscar a ajuda de um profissional especializado para torná-lo esteticamente bonito.

Descubra como evitar que o tratamento ortodôntico afete a sua gengiva

Se você faz parte do time que busca um sorriso alinhado através do tratamento ortodôntico, a Dr. Ana conta que é preciso ter alguns cuidados para evitar que o procedimento afete a sua gengiva. “Uma higiene bucal correta, que inclua a utilização de fio dental, uma escovação após as refeições e o uso de escovas uni tufos são fundamentais para melhorar intensificar a limpeza entre os braquetes e o fio ortodôntico”, alerta. Lembre-se: é importante que a sua saúde bucal seja preservada. Assim você garante um tecido gengival saudável e um sorriso bonito.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Ana Araújo - Especialista em prótese dental/dentística restauradora/odontologia do trabalho
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 19.220